Opinião.27 Mar 2015

YouTube Kids - Nova app dedicada às crianças

No mês passado, dia 23 de fevereiro, a Google lançou uma nova versão do YouTube dedicada especificamente aos mais pequenos, o YouTube Kids.
Segundo Shimrit Ben-Yair (project manager), todos os anos o tempo passado no YouTube em canais de "entretenimento familiar" cresce 200% enquanto o restante site tem crescido cerca de 50%. A necessidade de criar produtos dedicados a diferentes tipos de utilizadores está a originar novas oportunidades de negócio e a expandir o mercado de produtos Web.

Com o YouTube Kids as crianças passam a poder navegar através de quatro categorias: séries, música, aprender e explorar. Quanto à interface, esta foi igualmente desenhada para os mais novos, possui imagens maiores, ícones coloridos/divertidos e pesquisa por voz, caso a criança não consiga soletrar ou escrever conseguirá encontrar na mesma os vídeos que pretende ver.

As grandes novidades desta aplicação são o reforço parental e o conteúdo dirigido ao segmento mais jovem, permitindo assim:

  • Controlar o tempo que os mais pequenos passam a utilizar o serviço;
  • Desligar funcionalidades de pesquisa e som;
  • Pesquisas com filtros que impedem o acesso a conteúdos pouco apropriados;
  • Desativar a pesquisa limitando a visualização apenas a vídeos pré-selecionados;
  • Comentários sobre o produto, isto é, espaço para os adultos darem o seu feedback.


A aplicação é gratuita e está disponível para IOS e Android, a "má notícia" é que está de momento restrita aos utilizadores dos Estados Unidos da América, esperemos que seja brevemente disponibilizada para Portugal. Inicialmente a Google não se pronunciou quanto à existência dos "mal amados" anúncios nesta aplicação mas como rapidamente se constatou os anúncios vieram para ficar e o YouTube Kids não é exceção. Aqui ficam alguns dos requisitos.

YouTube Kids - Vídeo de apresentação

Catarina Acúrcio