Opinião. 5 Set 2011

Web Developer generalista ou especialista?

Estes últimos anos temos assistido ao surgimento de web developers especializados nas mais diversas áreas. Reunir conhecimento sobre todas as áreas do desenvolvimento para a Web tornou-se irrealista e por isso foram surgindo especialistas em conteúdos, arquitectura, comportamento do utilizador e até mesmo em determinadas linguagens de programação.

Em contrapartida, em parte pelo facto de todo o processo se ter tornado tão complexo, os web developers generalistas também se tornaram indispensáveis, porque na maioria das vezes os especialistas estão tão absorvidos pela sua área que têm dificuldade em trabalhar com especialistas de outras áreas.

O generalista é fundamental, para fomentar a colaboração entre os diferentes especialistas e também para estar atento ao surgimento de novas áreas de especialização. Os especialistas estão mais concentrados na sua área de especialização e têm dificuldade em aperceber-se de novas áreas que surgem e até mesmo do progressivo desaparecimento da sua área.

Os generalistas por outro lado estão mais atentos ao surgimento de novas especialidades e reúnem um conhecimento mais abrangente, o que lhes permite explorar uma nova área com maior facilidade, como por exemplo o HTML5 ou os websites Mobile.

É comum pensar-se que o web developer generalista é menos dotado em termos técnicos por abranger diversas áreas, mas não devemos confundir generalista com falta de conhecimento. Esta mesma abrangência atribui-lhes também a capacidade de desenvolver soluções do princípio ao fim, muitas vezes sem necessitarem de terceiros. Esta abordagem tem também benefícios económicos por raramente necessitarem de serviços externos.

Esta economia de recursos vai ao encontro das expectativas dos Clientes, uma vez que um único fornecedor responde às suas necessidades. Claro que por vezes existe a necessidade de recorrer a especialistas, mas mesmo assim o Cliente prefere que seja alguém que conhece a área de desenvolvimento a solicitar esses especialistas no momento e na medida certa.

Talvez o maior desafio para os web developers generalistas seja destacarem-se dos restantes e ganharem reconhecimento. Os Clientes compreendem e aceitam pagar mais por um especialista ou uma determinada tecnologia, mas raramente compreendem a necessidade de pagar por um conjunto de capacidades.

Os generalistas por vezes também têm a tentação de aderir a tudo o que se cruza no seu caminho e isto pode tornar-se um problema. O generalista pode passar horas a tentar fazer o que um especialista poderia fazer em minutos. Mas pior ainda é que o resultado pode ficar muito aquém do que seria desejável e isso pode ter resultados imprevisíveis na sua reputação.

É fundamental que os generalistas conheçam os seus limites, isto significa saber quando devem chamar um especialista ou simplesmente assumir que não se devem envolver em certas tarefas.

Jorge Mendes