Opinião.19 Set 2011

Web Design - Página Temporária

Actualmente, antes de se lançar um website, é comum encontrar-se uma página temporária que notifique os utilizadores da futura presença online de uma empresa ou serviço.

Estas páginas devem, de forma simples e objectiva, sensibilizar o utilizador para os futuros produtos ou serviços que se vão ali encontrar, fazendo-o conhecer algo que mais tarde lhe poderá ser útil. Resumindo, a ideia é criar um elo de ligação que o faça retornar, em breve, ao website.

Existem páginas simples, desenvolvidas unicamente com elementos típicos como o logótipo, uma breve mensagem sobre o que será o conteúdo do website, um formulário que permita aos utilizadores receberem o aviso de lançamento/novidades e uma zona de contactos da empresa.
Outras poderão ser mais complexas. Existem já algumas páginas que possuem mini aplicações, jogos, vídeos ou até animações relacionadas com os futuros serviços. Tudo depende da informação que o Cliente quer passar ao utilizador antes de o website estar online.

Quais as características essenciais para se conseguir uma boa página temporária?
Em primeiro lugar, o esquema de cores e estrutura devem reflectir a imagem da empresa. Não faz sentido desenvolver uma página que não possua os elementos visuais associados aos serviços e produtos que vão ser posteriormente apresentados.

Deve haver a possibilidade de o visitante registar o seu email. Para isso basta incluir um formulário onde os utilizadores se possam "inscrever" para receber a informação de que o website está pronto a navegar. Isto porquê? Porque a maioria dos visitantes acaba por se esquecer e esta é a forma de os conseguirmos contactar.

Deve conter a informação necessária para o utilizador perceber do que se vai tratar, deixando ainda assim algum mistério quanto ao lançamento. Ou seja, deve conter uma breve descrição ou dica do que está para vir mas sem ser muito específico ou exaustivo. A curiosidade é um elemento motivador e o objectivo é aumentar o interesse do utilizador, fazendo-o voltar.

As keywords e meta tags são também factores a ter em conta. Apesar de estas páginas não fazerem uma grande diferença no ranking dos motores de pesquisa, estas devem ser optimizadas para tal. Não se é penalizado e até se pode ganhar alguma credibilidade.

Antes as páginas temporárias eram apelidadas de páginas em construção. Continham pequenos elementos gráficos ligados à construção com cones de trânsito e não tinham qualquer uso, tanto para a empresa como para o utilizador. Pareciam mais páginas de erro do que parte integrante de todo o projecto.
As páginas temporárias ou páginas "brevemente" actualizaram-se, e a grande vantagem é que são agora usadas para criar impacto e fornecer informações relevantes sobre o que está por vir.

Catarina Acúrcio