Opinião.26 Fev 2010

Web Design, Low Cost vs Premium

As soluções low cost de webdesign proliferam a um ritmo alucinante. Somos constantemente confrontados com anúncios de webdesign a preços ridículos, aparentemente com todas as capacidades de um website convencional.
Apesar de muitos dos potenciais Clientes hoje em dia estarem mais esclarecidos, as diferenças de preço são de tal forma escandalosas que mesmo estes ficam na dúvida.

Muitas das vezes estas soluções reúnem a maioria das funcionalidades necessárias num website e são simplesmente ajustadas para parecer algo semelhante ao que o Cliente procura.
É frequente o Cliente aperceber-se do que adquiriu apenas quando surge a necessidade de adicionar conteúdos ou de criar uma nova área. Só então compreende que a empresa que lhe vendeu o serviço não tem, nem meios, nem conhecimento para realizar essa operação.
É também vulgar encontrar funcionalidades e áreas desnecessárias, simplesmente porque fazem parte do template e não é possível ocultá-las.
O suposto design personalizado que anunciam, por vezes, resume-se a uma mudança de cor dos templates e à alteração do tamanho ou tipo de Fonte. É habitual o Cliente ao navegar pela Web deparar-se com websites muito semelhantes ao seu, com menus que funcionam de forma idêntica e inclusivamente com a designação e disposição das diferentes zonas de texto ou imagens muito parecidas com as do seu website, coincidência?
Estas soluções têm também dificuldade em funcionar adequadamente nos diferentes Browsers ou até mesmo em versões diferentes do mesmo Browser. O Cliente fica sem saber como corrigir esta situação, uma vez que quem lhe forneceu o serviço não tem forma de efectuar correcções ou alterações no código fonte.

Os websites convencionais, em contrapartida, além do design genuinamente personalizado, apenas com as áreas e funcionalidades que o Cliente solicitou, permitem ter também um back-office ajustado às suas necessidades e um serviço de SEO (Search Engine Optimization) adequado aos seus serviços ou produtos.
Recorrer a uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções Web como a One Small Step, significa adquirir um conjunto de conhecimentos e recursos necessários para conseguir a solução que idealizou.

Jorge Mendes