Opinião.12 Out 2010

Web Analytics

O seu website já está online. Será que isso basta para se destacar da concorrência? Será que está a obter o máximo retorno do investimento que fez? Para responder a estas questões é necessário analisar a evolução do website e o comportamento dos utilizadores quando navegam no mesmo.

Ao solicitar e adjudicar a criação de um website para o seu negócio deve ter em mente não só a necessidade primária de marcar presença na internet, mas também definir os objectivos que pretende alcançar, sejam eles obter novos clientes, reter e acrescentar valor aos Clientes actuais ou concretizar vendas. Como tal, é de extrema importância medir e acompanhar a evolução das estatísticas do seu website.

Quantas visitas tem em média por dia?
Quais as palavras-chave que angariam mais visitantes?
Quais as páginas que retêm mais tempo os visitantes?
Quais as melhores fontes de tráfego?
Estas são questões às quais uma ferramenta de Web Analytics, como o Google Analytics, pode dar resposta ajudando a redefinir estratégias e a alcançar os objectivos estabelecidos.

As ferramentas de Web Analytics permitem-lhe acompanhar não só o sucesso da estrutura e conteúdo do seu website mas também de todas as suas campanhas de web marketing. Envio de emails, perfis das redes sociais, newsletters, banners,...todas estas campanhas de comunicação online podem, e devem, ser monitorizadas por ferramentas de Web Analytics tornando claros os seus resultados e o retorno que trazem ao seu negócio.

Engana-se se pensa que o Web Analytics interessa apenas a negócios de grande dimensão. Todos os responsáveis por negócios com presença online necessitam ter uma visão global e simultaneamente detalhada do seu website como forma de analisarem o impacto das suas estratégias de web marketing. Saber os resultados de um investimento e introduzir ajustes ou correcções é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Vera Libânio