Opinião. 1 Fev 2010

Web 3.0 a caminho!

Apesar da crescente importância da web 2.0 na vida dos utilizadores que navegam e dispendem cada vez mais tempo nas famosas redes sociais, já muito se fala e escreve sobre o aparecimento de uma nova web, a web 3.0, também designada de Web Semântica. Esta é vista por muitos como uma revolução tecnológica onde passaremos de uma fase de partilha da informação para uma fase de conhecimento gerado por essa mesma informação.

A Web 3.0 vem organizar e fazer um melhor uso do imenso conteúdo que se encontra a circular pela internet. O software será capaz de aprender com o conteúdo e dará respostas concretas e soluções personalizadas.

Actualmente, com a web 2.0, os utilizadores já aprenderam a refinar os termos de pesquisa para melhor encontrarem aquilo que procuram, mas a web 3.0 será capaz de o fazer sozinha, aproximando-se do mundo da inteligência artificial. A web semântica interpretará o conteúdo de acordo com o seu contexto e terá em conta cada utilizador de forma individual, traçando perfis e procurando entregar ao utilizador aquilo que ele procura.

Com a web 3.0 as diferentes webpages serão agrupadas de acordo com os temas e interesses que o utilizador definiu anteriormente; as expressões/palavras pesquisadas e a informação disponibilizada pelo utilizador serão interpretadas e catalogadas por forma a tentar prever futuras pesquisas. Actualmente alguns websites já dão os primeiros passos neste sentido, como a livraria Amazon que através da informação anteriormente deixada pelo utilizador interpreta as suas preferências e sugere livros que este gostaria de ler.

A Web Semântica tem como principais objectivos aumentar a eficiência das pesquisas perdendo-se menos tempo quer na pesquisa, quer com algo que não é o que procuramos, quer ainda a tentar explicar o que realmente queremos encontrar.

Para empresas como a One Small Step espera-se mais um desafio, o de desenvolver software e websites de acordo com os requisitos da Web 3.0.

Vera Libânio