Opinião.19 Set 2013

Video Mapping - Projeção em qualquer superfície

Em que consiste o "Video Mapping"?
O "Video Mapping" ou " Projection Mapping" (mapeamento de vídeo) é uma técnica de projeção usada para transformar qualquer superfície, mesmo a mais irregular, numa tela de vídeo dinâmica, tais como fachadas de edifícios sem qualquer distorção.
Esta forma de projetar permite criar maravilhosas ilusões de ótica e noções de movimento em objetos estáticos. É como um jogo de luzes que destaca qualquer forma, linha ou espaço, alterando a perceção do espetador, reconstruindo a realidade por adição de espaço virtual.

Nos últimos 3/4 anos esta técnica ganhou notoriedade. Apesar de ser hoje uma forma de arte explorada num formato mais ambicioso o "Video Mapping", antes denominado de "Spatial Augmented Reality", tem o seu primeiro registo de projeção numa superfície não plana em 1969, quando a Disneyland inaugurou a Haunted Mansion e utilizou cabeças sem corpo falsas, onde projetava um filme de 16mm com vários rostos, de modo a tornar a cena mais assustadora e realista.
Mais recentemente o "Video Mapping" é utilizado em campanhas publicitárias de grandes empresas como a Nokia, Samsung e BMW; nos mais variados eventos como apresentações e festivais; por DJ?s e artistas de outras áreas que transformam as suas ideias em projeções 3D.

Quais são as bases para se fazer uma projeção em superfícies irregulares?

De forma muito resumida: primeiro é escolhida ou criada a superfície a ser utilizada, isto é, o objeto ou sítio onde vai ser projetado o vídeo. É igualmente necessário escolher as imagens e vídeos que se desejam projetar. Após essa escolha e através de software especializado, é produzida a réplica virtual de todo o conjunto físico (modelagem 3D). O passo seguinte é definido como "masking", que consiste na criação de máscaras (moldes de opacidade) com a forma e posição exata dos diferentes elementos do espaço de projeção. Nestas máscaras ou no espaço existente entre elas é onde o vídeo será projetado, permitindo assim, por exemplo, criar brilho ou escurecer certas partes da superfície.

Alguns exemplos...

Catarina Acúrcio