Opinião. 5 Jun 2015

USSD

USSD (Unstructured Supplementary Service Data) é um protocolo usado pelos operadores GSM (Global System for Mobile Communications) para permitir a comunicação entre o telemóvel e aplicações disponibilizadas pela própria operadora.

Este protocolo permite o acesso a aplicações móveis a partir de telemóveis, e não obrigatoriamente apenas smartphones, sem necessidade de utilização de pacotes de dados.

Ao contrário do que acontece com as actuais aplicações móveis, que dependem do sistema operativo instalado no smartphone, as aplicações baseadas no protocolo USSD podem ser usadas por virtualmente todos os telemóveis, desde os mais arcaicos e atualmente considerados peças de museu até aos mais modernos smartphones.

Mas como funciona este protocolo? Provavelmente muitos utilizadores de telemóvel já digitaram nos seus telemóveis os carateres *#123# para consultar o seu saldo. Isto é um exemplo de utilização do protocolo USSD.

Os comandos USSD começam com um * a que se pode seguir uma sequência de dígitos, representando a aplicação a que o utilizador pretenda aceder; a estes dígitos pode-se seguir um novo * seguido de novos dígitos representando opções ou menus da aplicação. No final dos comandos está sempre um #

A título de exemplo imagine-se que a operadora de telecomunicações disponibiliza duas aplicações; a aplicação 100 para consulta da metereologia e a aplicação 250 para consultar a cotação das moedas. Um utilizador poderia digitar *100# enviando este comando para a operadora; como resposta a operadora envia um SMS onde indica como opções:

1 - consultar o tempo para o dia

2 - consultar o tempo para o dia seguinte

3 - consultar o tempo para daí a dois dias

Se o utilizador tivesse digitado *100*1# o 1 a seguir ao segundo * representava já a opção 1 (consultar o tempo para o dia) e como resposta a operadora enviaria um SMS com a previsão meteorológica.

Do mesmo modo o comando *250# poderia ter como resposta um SMS com as moedas cuja cotação podia ser consultada:

840 - dolar

826 - libra

Mas se o utilizador digitasse o comando *250*840# a operadora enviaria um SMS a informar a cotação do dolar.

O protocolo USSD permite assim o diálogo entre o telemóvel e a operadora, sempre através do teclado numérico do telemóvel. Os exemplos dados são utilizações muito simples do protocolo. Mas o protocolo USSD permite a utilização de aplicações muito mais complexas, como por exemplo a realização de pagamentos de serviços através de um conjunto de opções de menus e de inputs numéricos por parte do utilizador.

Num mundo aparentemente dominado por aplicações móveis complexas e graficamente avançadas, muitas operadoras e empresas de telecomunicações continuam a disponibilizar aplicações assentes no protocolo USSD como forma de garantir a universalidade da utilização das suas aplicações.

Fernando Pina