User Experience

Opinião.13 Dez 2010

User Experience

Afinal o que significa o termo "user experience"?
User experience ou UX traduz-se na forma como uma pessoa experiencia um sistema de interacção entre humano-computador, como por exemplo um website ou uma aplicação.
Apesar desta explicação simplificada, são muitas as empresas que ainda se questionam sobre o que isto é na realidade e como é crucial para o seu sucesso. A verdade é que não existe uma forma linear de explicar a dinâmica entre um indivíduo e um sistema porque ambas as partes se desenvolvem com o tempo. Existem no entanto alguns factores que influenciam essa experiência e que se distribuem em três categorias principais: contexto (situação), necessidades dos utilizadores e o conteúdo do sistema.

O que é que influencia a user experience?
Factores como a usabilidade, o design/interface, a utilidade, acessibilidade e performance, são preponderantes na avaliação e estudo dos comportamentos dos utilizadores face a um sistema.
Estes são apenas componentes que ajudam na avaliação de uma experiência. Por exemplo, a usabilidade muitas vezes confundida com UX é apenas uma pequena parte do puzzle que avalia a eficiência da interface e se esta é userfriendly.

Porque é que é importante?
Porque combina as necessidades dos utilizadores e as metas/objectivos das empresas. Isto é, não só estuda os comportamentos dos utilizadores, como aborda questões de interactividade (pergunta/resposta) entre ambas as partes.
No caso de um website, um simples melhoramento face a estudos de comportamento e antigas experiências pode significar muitas mais visitas diárias ou conversões.
Segundo a UX, um dos conceitos determinantes na construção de qualquer sistema é a experiência que queremos proporcionar às pessoas que o irão utilizar, e se no final a experiência for agradável é bem provável que a repitam.

Source: The User Experience Wheel

Catarina Acúrcio