Universo de Possibilidades

Opinião.31 Out 2013

Um universo de possibilidades

O mundo virtual é cheio de surpresas e todos os dias se assiste a novos desenvolvimentos e ao surgimento de ideias que, mesmo não sendo revolucionárias, merecem destaque.

Encontra-se atualmente nas bancas o jogo GTA5 que utiliza a cidade de Los Angeles como cenário principal para a criação de Los Santos, a cidade virtual onde decorre a ação do jogo. Este baseia-se em muito no nosso mundo e, mesmo não existindo iphones, existe o iFruit. A marca do telemóvel da personagem do jogo.

Esta semana foi lançada uma aplicação para dispositivos móveis, precisamente com o nome do telemóvel do jogo, iFruit, que permite ao jogador personalizar parte do seu mundo virtual. Ou seja, é possível ensinar truques ao seu cão ou personalizar o carro no seu telemóvel. Por outras palavras, todas as ações efetuadas num dispositivo móvel com a aplicação terão impacto no jogo que usualmente corre, por exemplo, na PlayStation.

Isto para dizer que a Rockstar, produtora do franchise GTA, aliou o famoso jogo a um cada vez mais aliciante universo de social games e, diga-se, com sucesso, visto já terem sido realizados muito mais de 100.000 downloads da aplicação em dois dias e apenas no Google Play.

Quero com isto dizer que o universo móvel é um mundo sem fim, e que cruzar realidades físicas diferentes não significa que no mundo virtual elas não se complementem, aumentem a exposição e, com isso, o retorno.

Investir em aplicações móveis não é um desperdício, muito pelo contrário é uma oportunidade, basta ver pelo prisma certo.

Ricardo Lage