Opinião.20 Ago 2015

Transmissões de Vídeo Online em Direto

Está em crescimento o fenómeno da gravação e transmissão de vídeos em direto. A aplicação pioneira foi a Meerkat. Esta aplicação permite de forma fácil e rápida transmitir vídeo em direto para os contactos do Twitter. A popularidade da aplicação e opinião favorável da crítica, levaram o Twitter a apostar na mesma tecnologia com a aplicação Periscope.

Mais recentemente foi a vez de o Facebook seguir a tendência e a lançar a aplicação Mentions. No entanto nesta rede social a aplicação não está disponível a todas as pessoas, estando para já a sua utilização restrita a figuras públicas.

Estas aplicações têm em comum a possibilidade de transmitir em direto, e permitirem aos utilizadores que se encontram a assistir, conversar e deixar comentários durante a transmissão.

Desde então o fenómeno das transmissões em direto tem vindo a crescer, sendo utilizado já por diversos meios de comunicação social e por figuras públicas para divulgação do seu trabalho. Um dos exemplos mais recentes é a transmissão por Periscope dos destaques do Diário Expresso, uma rúbrica da responsabilidade do Jornal Expresso.

Hugo Bernardino