Opinião.20 Out 2010

Testes de aceitação

Durante o desenvolvimento de um projecto é importante envolver o Cliente e obter o seu feedback relativamente às decisões que vão sendo tomadas. No entanto, nem sempre é possível dar a conhecer o produto ao Cliente antes da conclusão do projecto. Se tomarmos como exemplo um website, dificilmente o Cliente poderá testar as suas funcionalidades antes da entrega da versão final.

Como forma de garantir ao Cliente que o projecto não termina com a entrega desta versão final, a One Small Step coloca nas propostas que apresenta um período, normalmente de trinta dias, durante o qual o projecto se encontra em testes no Cliente - os testes de aceitação.
Esta definição de um período de testes no Cliente tem na verdade dois objectivos. Por um lado visa dar a garantia ao Cliente que não vai ficar sozinho após a conclusão do desenvolvimento. Por outro lado procura levar o Cliente a realizar estes testes para que possa validar que a solução entregue corresponde às suas necessidades e expectativas.

Do nosso ponto vista estes testes são essenciais e é muito importante que sejam executados pelo Cliente nesta fase, porque tudo está ainda fresco. Se os testes de aceitação, relativamente às decisões tomadas e às opções de implementação, só forem realizados mais tarde, eventuais correcções ou alterações serão mais demoradas e mais difíceis de fazer. Quer porque vai ser necessário relembrar muitos aspectos do projecto, quer porque a equipa de projecto já estará desfeita e os seus elementos ocupados noutros projectos e portanto com menor disponibilidade para "regressar" a um projecto anterior.

Os testes de aceitação são uma fase importante do projecto que não deve ser encarada apenas como uma formalidade contratual.

Fernando Pina