Opinião.14 Jun 2011

Speed Dial Browsers

O futuro aponta para que os equipamentos móveis se tornem o meio dominante nas acções que envolvem processamento de informação e um dos aspectos fundamentais do sucesso destes passa pelo característico desktop repleto de Aplicações (App's).

Estou convencido que num futuro próximo os utilizadores vão querer ter browsers do tipo Speed Dial nos seus PC's e Laptop's, de modo a replicar a interface a que se habituaram a usar nos equipamentos móveis. Em vez de serem os browsers de PC a condicionar a forma como os dispositivos móveis evoluem tudo indica que afinal vai ser o contrário.

Em vez da tradicional homepage os utilizadores vão querer ter à sua disposição uma interface multi-aplicação como a que já utilizam nos tablets e telemóveis.
Por isso, abrir um browser com uma única homepage será em breve algo do passado. As vantagens de ter 25 App's, no caso do Opera, disponíveis assim que se abre o browser serão suficientes para não querer voltar ao funcionamento convencional.

Quando este formato se tornar standard, as empresas atentas a estes aspectos estarão melhor preparadas para enfrentar essa mudança. Podendo assim preparar antecipadamente os websites dos seus Clientes para os novos browsers.
Cada vez mais os websites têm uma versão mobile e a tendência é também evoluírem no sentido de funcionarem mais como Aplicações.

Por enquanto a melhor forma de nos prepararmos para esta mudança, no que diz respeito aos ícones, é combinar os requisitos dos dispositivos touch-screen da Apple com a versão Speed Dial do Opera. A Apple recomenda a utilização de um PNG com 57 x 57 pixels para os ícones de touch-screen, enquanto o Opera necessita de pelo menos 114 x 114 pixels. Como o Opera reconhece o código HTML dos touch-screen da Apple a solução passa por criar ícones com 114 x 114 pixels e utilizar o código dos touch-screen Apple. Deste modo o PNG de 114 x 114 permite escalonar o ícone para os diferentes dispositivos. O iPhone 4 utiliza o formato de 114 x 114 enquanto que para os mais antigos o PNG terá de ser reduzido para 57 x 57 e no iPad para 72 x 72 pixels.

Para assegurar a compatibilidade, uma vez que é previsível que em breve tanto o Chrome como o Firefox incorporem também mecanismos para que o utilizador customize a sua interface Speed Dial, devemos seguir estas indicações, criando ícones para cada dispositivo. Deste modo poderemos tirar partido das características de cada um.

Neste momento o Speed Dial já funciona nos dispositivos touch-screen da Apple e no Opera mas acredito que em poucos meses estará também a funcionar no Opera Mobile e no Opera Mini. Não me espantaria que em menos de um ano o mesmo código HTML estivesse também suportado pelos restantes browsers...

Jorge Mendes