Opinião.27 Jul 2012

SEO - Search Engine Optimization

Atualmente a importância de aparecer bem posicionado nos resultados orgânicos dos motores de pesquisa quando o utilizador procura algo relacionado com determinado negócio, já é percebida por pequenos, médios e grandes empresários.
É fundamental estar presente quando o utilizador pesquisa algo que podemos oferecer, principalmente porque os resultados orgânicos têm maior credibilidade junto dos utilizadores.

Apesar do conceito de SEO (Search Engine Optimization) já ser bastante conhecido, ainda existe muito a ilusão de que para um site subir de posição nos resultados dos motores de pesquisa, como por exemplo o Google, basta apenas colocar algumas palavras-chave e tudo muda.
Não existe apenas um mas sim diversos fatores que fazem parte de uma estratégia de Search Engine Optimization (SEO), estes fatores podem ser divididos em dois grupos, os internos (on-page) e os externos (off-page), ou seja, a otimização do próprio site e as técnicas exteriores a este.

SEO On-Page

SEO Off-Page

  • Url
  • Meta-tags (titles, descriptions, keywords)
  • Heading tags (h1,h2, h3…)
  • Conteúdo relevante, exclusivo e otimizado
  • Atributo Alt nas imagens
  • Links Internos
  • ...
  • Quantidade e qualidade dos backlinks
  • Texto âncora dos backlinks
  • Idade de um domínio
  • ...


Uma estratégia de SEO não deve ser tida como simples e fácil, como qualquer estratégia envolve planificação e disciplina, passando pelas seguintes etapas:

  • Análise geral do site: estrutura da informação, usabilidade, posicionamento nos motores de pesquisa, concorrência...
  • Estudo das Keywords: análise e escolha das palavras-chave para as quais faz mais sentido e se pretende otimizar o site
  • Otimização do site: alterações ao nível do código das páginas, da estrutura do site, dos conteúdos.
  • Link Building: angariação de backlinks. Esta deve ser feita seguindo uma estratégia já que não adianta ter muitos backlinks se estes não forem de qualidade.
  • Monitorização: depois de aplicar a estratégia definida é necessário seguir e analisar periodicamente os progressos do site e os resultados do que foi implementado.

O SEO é um investimento necessário e económico comparado com outras formas de angariar Clientes.

Uma boa estratégia de SEO permite um aumento das visitas ao site uma vez que este aparecerá bem posicionado naquele que é o local de preferência dos utilizadores que pretendem encontrar algo, os motores de pesquisa. Estes permitem às empresas estarem no sítio certo na altura correta, tendo como resultado um elevado índice de conversão.

Mas uma estratégia de SEO após implementada leva algum tempo a dar frutos e é algo contínuo e em constante mudança.
Um profissional de SEO está em constante "luta", não só com a concorrência, mas também com o algoritmo dos motores de pesquisa (essencialmente com o Google).

É o algoritmo, que muito poucas pessoas sabem que fatores tem em conta e que está em constante mutação, que dita as regras e define quais os sites com maior índice de relevância e que por isso aparecem em primeiro lugar nos resultados de pesquisa.
Exemplo desta constante procura por parte dos motores de pesquisa em apresentar os resultados mais relevantes para o utilizador e melhorar a experiência destes na pesquisa, são os updates Panda e o Pinguim.
Estas, mais recentes, atualizações ao algoritmo do Google visaram penalizar sites que utilizam técnicas duvidosas para subir no ranking como por exemplo conteúdos duplicados, esquemas de compra de backlinks, entre outras.

Muitos foram os profissionais apanhados de surpresa, mas o Google defende que o interesse do utilizador e a otimização da experiência deste quando pesquisa é o principal e único objetivo.

Apesar de mais conhecido o Search Engine Optimization não se tornou mais fácil e o que hoje é uma verdade amanhã pode já não o ser.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Vera Libânio