Exposição - Riso

Opinião.13 Dez 2012

Riso - Uma exposição a sério

"Os seres humanos sempre tiveram vontade de rir" - o riso é uma ótima expressão comunicacional que nos ajuda a contextualizar as nossas emoções e a interagir socialmente.

"Riso - Uma exposição a sério" - revela o humor de forma livre, criando diversas associações, não cronológicas, de quase meio milhar de obras de mais de 300 artistas. Neste percurso devidamente enquadrado na nossa sociedade, política e cultura contemporânea, encontramos uma enorme diversidade de facetas humorísticas que vão do teatro à pintura, da fotografia à escultura, do cinema à literatura ou mesmo da televisão ao espetáculo.

As peças estão organizadas em sete núcleos: O Quotidiano que nos faz rir por tudo e por nada, O Corpo que assume diversas configurações e expressões que parecem mudar a nossa personalidade, O Sexo que tantas vezes é motivo de imagens humorísticas, A Linguagem rainha da multiplicidade de sentidos, O Poder patente no humor mordaz e sarcástico, O Espetáculo onde domina a encenação do riso e O Primeiro Salão dos Humoristas Portugueses que nobremente se afirmaram como figuras singulares.

Nesta exposição encontram-se obras como as aqui apresentadas (nas fotografias) mas também 85 ecrãs com filmes nacionais e internacionais, excertos de sitcoms da televisão norte-americana (ex: Seinfeld e The Simpsons), bem como imagens humorísticas da nossa praça (ex: O tal Canal, Gato Fedorento e Paraíso Filmes).

As obras escolhidas registam as várias formas de rir e de fazer rir mas o mais importante é o desafio de construirmos o nosso próprio riso crítico, divertido e inteligente e é por isso mesmo que o riso é um caso sério!

Esta exposição de entrada gratuita, apresentada pela Fundação EDP e as Produções Fictícias, permanece até dia 17 de Março de 2013 no Museu de Electricidade (Av. De Brasília, Central Tejo), de terça a domingo das 10h00 às 18h00.

Catarina Acúrcio