Opinião.30 Ago 2010

Revolution 99-09

Esta exposição procura mostrar "as visões" dos designers portugueses nas categorias de design gráfico e de produto deste 1999 até 2009. Revolution 99-09 apresenta projectos e conceitos originais que fizeram parte da nossa revolução nos últimos 10 anos, celebrando o dinamismo e vivacidade do design português.

Observam-se mais do que apenas palavras e imagens. São referências temporais e de autor. São as nossas referências culturais que fazem parte da nossa afirmação nacional, mas que acima de tudo comunicam ao nível global e nos colocam no panorama internacional.

Com mais de 420 peças de 70 designers e estúdios, esta "viagem" pelo universo nacional aborda a forma como as linguagens gráficas nativas se foram entranhando no nosso dia-a-dia e propõe abrir caminho à reflexão dessas mesmas linguagens. O que há uns anos atrás não tinha a visibilidade merecida faz agora parte da nossa tradição.

São dois os pisos onde se dividem as duas categorias presentes. Na área de design gráfico são apresentadas peças de vários formatos e contextos, entre cartazes, convites, brochuras e exemplos de design editorial (peças de grande distribuição), até ao design de fontes e packaging. Na área de design de produto são apresentados vários projectos de diversos materiais e escalas, que se destacam pela sua concepção e inspiração.

Esta exposição de entrada gratuita, organizada pela ExperimentaDesign, permanece até dia 5 de Setembro no Palácio Quintela (Rua do Alecrim, Chiado). Sobram-lhe ainda alguns dias...experimente.

Catarina Acúrcio