Opinião.10 Out 2013

Remarketing

Por vezes os utilizadores navegam nos sites e visitam páginas chave para conversão, como por exemplo o carrinho de compras, mas por algum motivo não concluem a ação (compra, inscrição, etc).
Com o Remarketing pode "seguir" os potenciais clientes mesmo quando estes estão a navegar em outros sites ou até a fazer novas pesquisas. Ou seja, com o Remarketing é possível mostrar mensagens específicas a pessoas que tiveram determinado comportamento enquanto navegavam no seu site.

Poderá comunicar assertivamente quer quando o potencial cliente visita outros sites da rede de Display do Google (sites que apresentam anúncios do Google Adwords), quer quando este pesquisa pelo mesmo tipo de produtos/serviços na rede de Pesquisa. O objetivo é incentivar o retorno ao site e à conclusão da acção (compra, inscrição, etc).

E como é que isto é possível?
O Remarketing permite a definição de listas de utilizadores com base no seu comportamento aquando da visita ao site e o direcionamento da comunicação com base nesse histórico. Por exemplo, uma empresa que venda telemóveis poderá criar uma lista para visitantes que tenham colocado no carrinho de compras um telemóvel mas que por algum motivo não concluíram a compra e abandonaram o site. Após a visita, quando o utilizador estiver a navegar em sites da rede de Display ou a pesquisar por telemóveis no Google, essa mesma empresa tem mais uma vez a oportunidade de conquistar o cliente e agora de uma forma mais certeira podendo, por exemplo, apresentar-lhe um anúncio que o informe que nas próximas 24h tem um desconto de 10% na compra de um telemóvel.

Isto é conseguido através de um fragmento de código que é colocado em todas as páginas do site e da criação de listas baseadas em determinado comportamento dos utilizadores, que ficam "inscritos" nas listas através de "cookies".

O melhor é que tudo isto já pode ser feito através do Google Analytics o que torna o processo mais rápido e a informação extraída mais valiosa. Com o Google Analytics pode criar listas com base em métricas como, por exemplo, a quantidade de páginas visualizadas, duração das visitas, origens de tráfego, e automaticamente enviar as mesmas para o Google Adwords, aumentando assim as possibilidades de segmentação das campanhas.

O Remarketing permite, não só ajudar utilizadores indecisos a tornarem-se clientes, como também permite fidelizar clientes que já compraram anteriormente, tudo dependerá das listas criadas e das mensagens apresentadas.

Remarketing é apresentar a mensagem certa, às pessoas certas.

Vera Libânio