Opinião.28 Jun 2010

Publicidade Online vs Publicidade Offline

Ao longo dos tempos temos assistido à diminuição do investimento, por parte das empresas, em publicidade offline e a uma crescente aposta na publicidade online. Esta mudança no plano de comunicação das empresas deve-se às mudanças que ocorreram no comportamento do público-alvo.

Segundo um estudo recente da Microsoft, em Portugal existem mais de 4 milhões de utilizadores de internet que passam 34% do seu tempo online, tempo superior ao que passam a ler material impresso, a ver filmes ou a jogar videojogos. Este estudo apresenta também um crescimento da popularidade do pc e telemóvel como ecrãs alternativos à televisão.

Uma vez que o público-alvo mudou de comportamento e está agora mais presente noutro meio de comunicação, a Internet, as empresas migram também a sua publicidade de uma plataforma para outra de forma a acompanharem as novas tendências. As empresas estão conscientes destas mudanças de comportamento dos consumidores e também elas se adaptam, assiste-se então a um aumento do e-commerce acompanhado de um aumento de campanhas online.

A internet é um meio mais barato do que os media tradicionais e as campanhas online são mais segmentadas, permitem melhor monitoramento e um maior retorno do investimento. São campanhas direccionadas para pessoas que realmente procuram os produtos, logo com maior probabilidade de se tornarem Clientes. Este tipo de publicidade permite também uma maior interactividade entre a publicidade e o público-alvo o que a torna mais apelativa.
Todas estas características permitem às empresas de menor dimensão competirem com as suas congéneres com maior poder económico.

O futuro será a aposta total em publicidade online através de email marketing, presença nas redes sociais, campanhas pay per click, redes de afiliação e um sem fim de possibilidades que estão ainda por surgir...

Vera Libânio