Primer

Opinião.20 Nov 2015

Primer - A app que oferece mini-lições de Marketing Digital

Em Outubro do ano passado, a Google lançou uma aplicação mobile (versão beta) chamada Primer. Quase um ano depois, em Setembro de 2015, foi lançada a versão oficial agora disponível não só para iOS como também para Android.

Esta aplicação fornece conteúdos sobre marketing digital em formato de mini-lições com a duração média de cinco minutos cada. As lições estão divididas em quatro categorias: "Advertising", "Content", "Measurement" e "Strategy".
Na Primer podemos encontrar informação sobre marketing de conteúdo, remarketing, SEO - Search Engine Optimization, SEM - Search Engine Marketing, e-mail marketing, entre outras. Todas as dicas são de simples compreensão, pois são dirigidas a quem tem poucos conhecimentos de marketing, ou seja, através de pequenas atividades interativas e de exemplos práticos, qualquer um pode aprender os conceitos base para aplicar no seu negócio.

Como funciona?
A app é gratuita e pode ser descarregada através do Google Play ou do iTunes. Depois de instalada é só escolher uma conta de gmail para entrar na aplicação. O design da interface é simples, objetivo e está inserido no sistema de Material Design. O conteúdo é exclusivo e criado pela Google em parceria com profissionais de marketing e a cada semana são adicionadas novas aulas. No entanto depois de atualizadas a aplicação funciona offline, isto é, se estiver num local sem rede poderá visualizar todas as dicas presentes na aplicação.

Na homepage estão listadas todas as lições mas também é possível, através do menu lateral, na área "Featured Lessons" visualizar cada lição por categoria.
O conteúdo é apresentado através de cartas e a estrutura de cada aula é sempre a mesma. Inicialmente aparece um sumário com as questões que vão ser respondidas; de seguida é feita a introdução e desenvolvimento do tema com base em cenários hipotéticos e com a possibilidade de uma atividade intercalada para complementar a aula; já no final é pedido ao utilizador que participe numa atividade interativa categorizada por "Do this now", de modo a aplicar os conhecimentos adquiridos de forma mais objetiva. Antes da conclusão da aula aparece uma recapitulação com os tópicos abordados.

Apesar de sabermos que ninguém dá nada a ninguém e que esta aplicação é declaradamente uma publicidade aos serviços de marketing da Google, também é verdade que esta aplicação é bastante útil para alguns empreendedores que não fazem a mínima ideia do poder que o planeamento estratégico digital tem nos negócios online.

Primer
vem reforçar a importância que o marketing tem no sucesso de qualquer negócio, ao mesmo tempo que ajuda os pequenos empreendedores a compreender o seu funcionamento, levando-os a traçar objetivos concretos para atingir os resultados pretendidos.

Esta é sem dúvida uma forma divertida e descontraída de aprender o básico. As lições são curtas e enquanto uma pessoa bebe um café ou espera pelo autocarro também pode aprofundar o seu conhecimento, porque não?!

Imagens (source) - Primer website

Catarina Acúrcio