Opinião.24 Ago 2011

Porquê uma Newsletter?

Quantas vezes já lhe aconteceu ligar a um potencial Cliente, dizer que gostaria de apresentar os seus serviços e a resposta do outro lado é "envie um email por favor, depois de analisarmos e se tivermos interesse entramos em contacto."?
Muitas outras vezes enviou a apresentação dos seus serviços para uma qualquer base de dados que adquiriu e muitos são os emails devolvidos com o pedido de remoção da base de dados.

Estudos revelam que, para a maior parte dos utilizadores, o email é a principal razão de utilização da internet e que é o meio de comunicação preferido por estes.
Se assim é, então não há dúvida de que este meio deve ser tomado em conta pelas empresas aquando da elaboração da estratégia de comunicação, mas é necessário ter também em conta algumas regras importantes.

Os Clientes e potenciais Clientes estão cansados de tanta informação que lhes chega sem que eles a tenham solicitado e por isso, mesmo que o produto ou serviço seja muito aliciante o mais provável é que não tenha qualquer atenção por parte do destinatário.

Nenhuma empresa deseja que a informação que envia seja considerada SPAM ou simplesmente seja ignorada por completo.
Para isso é importante criar-se uma base de dados própria, que pode muitas vezes ser mais pequena mas também será mais segmentada e direccionada ao público-alvo.
Isto é possível de uma forma simples, com a colocação de um mecanismo de subscrição de newsletter no website ou blog da empresa. Assim esta passará a ter acesso autorizado aos emails dos utilizadores que realmente estão interessados em receber a informação e que irão dar-lhe atenção.

A newsletter é também um meio de comunicação de baixo custo e que permite à empresa medir o impacto da mesma. Se foi lida, por quantas pessoas, se existiram clicks nos links, etc. Para além disso é um meio que leva também o utilizador às restantes plataformas digitais da empresa, criando uma maior proximidade entre as partes.

Por outro lado para que exista interesse por parte dos utilizadores é importante que estes percepcionem valor na informação transmitida para que esta não seja apenas mais uma newsletter no meio de tantas outras.

A newsletter de uma empresa pode dar a conhecer os seus serviços, as últimas novidades e oferecer regalias exclusivas aos assinantes. A newsletter pode e deve lembrar/relembrar aos utilizadores que a empresa está em acção e que tem qualidade nos serviços/produtos que oferece.

Por todas as razões acima mencionadas está agora presente no website da One Small Step uma área para subscrição da newsletter. A partir de Setembro os utilizadores que nela se registarem receberão a nossa newsletter mensal com a apresentação de novos projectos, artigos interessantes sobre as nossas áreas de actuação e campanhas especiais.

Convido-o a subscrever a mesma e a ficar a par das nossas novidades!

Vera Libânio