Opinião.16 Nov 2009

Pequenos Passos

Formar uma empresa... Esta foi a ideia que quase de imediato surgiu nas nossas mentes quando, em finais de 2004, soubemos que ia haver reduções de pessoal na empresa onde trabalhávamos. As nossas áreas profissionais, Design e Engenharia Informática, eram perfeitamente compatíveis e acreditámos haver um lugar no mercado para o nosso projecto. Vencidas as questões burocráticas e processuais da criação da empresa a One Small Step arrancou no dia 1 de Julho de 2005. Foi o primeiro pequeno passo...

Os primeiros trabalhos surgiram no nosso círculo de contactos pessoais. Depois começou o passa-palavra e o nosso projecto foi começando a crescer. Foi gratificante verificar que os nossos Clientes aconselhavam os nossos serviços e regressavam com mais trabalhos. Os nossos valores e a nossa forma de estar eram consubstanciados pelos nossos actos e isto foi determinante para o arranque do nosso projecto.

Em 2007 chegou a altura de dar outro pequeno passo. A empresa tinha de crescer... tinha de ganhar visibilidade para sair do círculo de amigos e contactos pessoais e entrar verdadeiramente no mercado. Marketing! Essa tinha de ser a nossa aposta. Como nenhum de nós tinha conhecimentos na área a solução passava por encontrar um colaborador. Começava a responsabilidade social da One Small Step. A partir desse momento havia um colaborador que dependia de nós e relativamente ao qual nós tínhamos a responsabilidade de garantir trabalho e estabilidade. A aposta foi ganha! A estratégia definida pela Vera deu frutos e a empresa ganhou visibilidade. O número de contactos e solicitações aumentou e o número de propostas ganhas também. O volume de trabalho continuou a aumentar. Os nossos valores continuaram intactos.

Este aumento do volume de trabalho tornou novamente necessário fazer crescer a equipa. Mais um pequeno passo. Em Abril de 2009 a equipa da One Small Step cresceu com a entrada da Catarina (Designer) e do Ricardo (Engenheiro Informático). E a nossa responsabilidade também aumentou. Agora há mais colaboradores a quem temos de garantir projectos, formação e estabilidade profissional. E há novos Clientes a quem temos de saber dar a atenção que soubemos dar aos mais antigos, os que nos permitiram chegar até aqui.

Qual será o próximo pequeno passo? Não sabemos... Mas sabemos que se for dado na direcção certa fará crescer o nosso projecto. O nosso e o de todos os que decidiram dar um pequeno passo para ver onde podemos chegar juntos.

Fernando Pina