Opinião.25 Set 2014

Pequenos Negócios

Pela sua dimensão ou pela natureza do negócio, algumas empresas têm dificuldade em entender a importância de ter um site adequado à sua estratégia comercial. Muitas desconhecem o impacto e alcance que um site e respetiva estratégia de web marketing podem ter no seu pequeno negócio. Estão presas à ideia de que basta ter uma página na internet.

Estas empresas percebem que o site é uma forma de estar sempre contactável, 24 horas por dia e 365 dias por ano, mas não têm noção das possibilidades que este pode abrir. É aí que nós podemos ajudar, mostrando exemplos práticos e estudando em conjunto as funcionalidades que podem trazer um maior retorno do investimento. No fundo é disso que se trata, justificar o investimento, mostrando ao Cliente que o site construído de uma forma amadora, mesmo que gratuita, na realidade não sai mais barato, porque está a prejudicar o seu negócio.

Antes de mais, devemos recordar que o site é a peça central de toda a comunicação online e que a qualidade da mesma se reflete na credibilidade da empresa. Mesmo em negócios locais, em que a reputação do produto ou serviço se baseia em grande parte no passa-a-palavra, é fundamental ter uma imagem credível, especialmente se um ou mais concorrentes diretos dominam os resultados da pesquisa do Google.

Apesar disso as empresas procuram gastar sempre o mínimo possível, pelo que é necessário deixar claro que o produto desenvolvido terá sempre uma relação com o que estão dispostos a investir. Devemos reforçar que o site é a base a partir da qual se desenvolvem todos os elementos de marketing online e que para isso deve estar preparado para os acolher. Newsletters, Redes Sociais, E-mail Marketing, Adwords, todos beneficiam com os cuidados empregues na construção do site.

Devemos esclarecer o Cliente das possibilidades do novo site, controlo sobre os conteúdos publicados, controlo das vendas, tipos de pagamento, subscrição de newsletter, áreas reservadas, campanhas de Adwords, entre outros. É importante demonstrar que reunimos os conhecimentos para alargar esta oferta em fases posteriores à implementação do site, mas que nesta fase o fundamental é analisar o seu negócio e estabelecer prioridades.

Fazer uma pesquisa no Google sobre a área de negócio da empresa poderá ser suficiente para lhe mostrar que não é encontrada pelos potenciais clientes e como podemos ajudá-la a contrariar essa desvantagem relativamente às suas concorrentes. Analisando posteriormente os sites da concorrência e apontando o que faríamos diferente, poderá dar alguma segurança ao nosso Cliente porque se traduz numa vantagem competitiva: o melhor da concorrência conjugado com a nossa experiência. Para reforçar tudo isto podemos pesquisar áreas de negócio que tenhamos trabalhado, ilustrando com resultados os aspetos técnicos abordados.

Apresentar algumas estatísticas sobre o comportamento dos consumidores, a notoriedade das marcas com presença online, os dispositivos mais utilizados, os hábitos de consumo, ajuda-nos também a colocar em perspetiva as necessidades do negócio em causa.

Por outro lado devemos sempre realçar que o investimento feito em marketing digital tem a vantagem, sobre a publicidade convencional, de podermos medir constantemente a taxa de sucesso das decisões que tomamos e fazer posteriormente os ajustes necessários. Há por assim dizer uma otimização constante dos custos e dos benefícios que daí resultam.

Algo que pode pesar na decisão final é o facto dositepoder contribuir para a eficiência do próprio negócio. Se o sitefor desenvolvido com o intuito de encaminhar os utilizadores para um formulário, por exemplo, além de permitir classificar o tipo de contactos, liberta o responsável do negócio para as tarefas do dia a dia e permite-lhe responder aos referidos pedidos com toda a tranquilidade e até com um estudo prévio dos mesmos.

Desenvolver sites para pequenos negócios ou negócios de natureza local pode ser um desafio, no sentido em que é necessária esta abordagem pedagógica para os conquistar, mas se forem acompanhados de alguns cuidados resultam geralmente em parcerias que perduram ao longo do tempo, com vantagens para ambas as partes.

Jorge Mendes