Opinião.16 Abr 2012

Pequenas curiosidades do mundo web

A Internet nem sempre foi aquilo que conhecemos atualmente. Tal como tudo na vida, esta teve que nascer e crescer. Hoje partilho algumas curiosidades sobre este mundo.

A Internet é informação. Trocada por pessoas, para pessoas. Esta informação troca-se através de mensagens elétricas. Ora, aquela que é considerada a primeira mensagem a ser transmitida através dos protocolos que viriam a ser a base da Internet, foi transmitida na década de 1960 no MIT. Continha o texto "LOG". A palavra estava incompleta visto que o que se queria introduzir era "LOGIN". Isso aconteceu porque ao inserir o 'G' a quantidade de informação foi tal que fez com que o sistema parasse abruptamente.

Depois da troca de mensagens foi preciso criar os computadores e uma linguagem simples que permitisse que qualquer pessoa fosse capaz de criar uma página web. Assim nasceu a primeira página, muito simples quando comparada com as de hoje em dia, alojada no link http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html que continha informação acerca de um projeto denominado "WorldWideWeb" e como criar uma página com esta linguagem de
scripting.

Após estes primeiros passos começaram a ser apresentadas novas formas de comunicação e de transmissão de dados. Por exemplo os "emotions" que hoje são comummente usados nas redes sociais, fóruns e blogs. O primeiro 'Emotion' ou 'Emoção' é creditado a Kevin Mackenzie em 1979, mas era simplesmente um -) e não se parecia realmente com uma expressão facial. Três anos mais tarde Scott Fahlman propôs :-) que assim se tornou uma norma. Mas nem todos usamos emotions da mesma forma, os japoneses também os usam, mas os deles não se encontram deitados. Eis um exemplo: ~~~ヾ(^∇^).

A primeira webcam foi desenvolvida no laboratório de computação da Universidade de Cambridge. O seu objetivo era simplesmente monitorizar uma máquina de café e evitar deslocações desnecessárias a uma máquina vazia. Hoje em dia não há portátil ou tablet produzido sem um "brinquedo" destes.

Em relação à troca de dados, temos o exemplo do MP3. Esta norma de ficheiros áudio foi inventada em 1991, mas apenas 7 anos depois, em 1998, com o aparecimento do Napster este tipo de ficheiros se disseminou e assim se tornou uma norma.

A Google estima que existam atualmente na internet cerca de 5 milhões de terabytes (1Tb = 1000Gb) e afirma ter indexado apenas uma pequena parte desta informação, cerca de 0.04%. A acreditar nestes números, seria possível colocar toda a informação presente na rede em 200 milhões de discos Blu-Ray.

Aquele que foi considerado o primeiro anúncio da rede ficou disponível em 1994, e já na altura foi mal recebido. O anúncio partiu da empresa AT&T na campanha "you will" e foi colocado na página da HotWired.

Dos 247 biliões de emails enviados diariamente, 81% são spam. O primeiro email a ser considerado spam foi enviado em 1978, quando a DEC lançou um novo computador e sistema operativo. Um inovador profissional de marketing da DEC decidiu então enviar um email em massa para 600 pessoas, desde utilizadores a administradores da ARPANET (a antecessora da Internet).

Para saberem mais sobre este mundo, deem um salto a http://evolutionofweb.appspot.com/. Have fun!

Ricardo Lage