Opinião.22 Jul 2011

Parabéns One Small Step

Este post tem um caracter muito pessoal. A minha (a meias) One Small Step completou no início deste mês 6 anos de actividade. Não vou fazer balanços, nem falar de sonhos... Prefiro debruçar-me sobre os desafios e as preocupações que o futuro reserva.

Aqui há uns tempos, durante um curso sobre gestão de empresas, li uma frase que agora se revela bem verdadeira. Os empregados sentem stress, os gestores sentem ansiedade. E é essa ansiedade que me leva a escrever este post. Por muito bem que as coisas estejam a correr o amanhã é sempre uma preocupação. Porquê? Porque há pessoas que dependem de mim, do meu sucesso, das minhas decisões. E é aqui que reside uma parte das minhas preocupações. Os meus colaboradores. Pessoas que acreditam neste projecto, que trabalham para e por ele, e que em troca têm o direito de exigir uma aprendizagem contínua, uma evolução profissional, uma estabilidade para as suas vidas e um futuro, pelo menos a curto prazo, livre de preocupações laborais.

Os tempos são de crise. O País vive uma situação preocupante e tenho a sensação que o pior ainda está para vir. Que consequências terá isso para uma empresa como a One Small Step? Será que empresas que à partida iriam contactar empresas maiores se vão virar para empresas mais pequenas como forma de poupar recursos? Será que se aproximam tempos difíceis para a One Small Step? O ano começou bem, o volume de trabalho e de negócios melhorou significativamente face ao ano de 2010. Agora entramos no período de férias, em que o volume de trabalho e o número de contactos diminui. E depois? Haverá um novo arranque em Outubro como tem sido norma nos últimos anos? Ou será que a crise se vai começar a fazer sentir?

E aqui entramos nos desafios. Não podemos ficar sentados à espera que novos projectos venham ter connosco. Desculpas com a crise e os tempos difíceis não resolvem eventuais problemas ou faltas de trabalho. Temos de ser capazes de ir à procurar do nosso sucesso. Agora, mais do que nunca, temos de ser capazes de atrair novos Clientes, novos projectos, novos desafios. Até agora temos feito um bom trabalho. Quer a angariar Clientes, quer a manter os que nos contactam. A nossa atitude junto dos Clientes é muito vezes elogiada e por várias vezes foi factor decisivo na conquista de projectos. Para mim este é um motivo de orgulho. Mas o passado não garante o futuro; dá-nos força, dá-nos ânimo, mas não garante resultados.

Neste momentos tenho um aliado de peso. O meu imenso e inabalável optimismo, que me faz sempre acreditar que tudo vai correr bem. Por isso, parabéns One Small Step!!! Parabéns Jorge! Parabéns Vera, Catarina, Ricardo e Tony! Vamos construir o nosso sucesso!

Fernando Pina