Ouya

Opinião. 4 Jul 2014

Ouya - A consola low cost

Surgiu em 2012 com o desafio de lançar um novo paradigma no mercado das consolas de jogos - uma consola de código aberto.

A Ouya tem como criadores, entre outros, o co-criador da Xbox, Ed Fries. No ano que foi anunciada, foi lançada uma campanha num dos maiores sites de crowdfunding do mundo - Kickstarter, onde conseguiu angariar mais de 8 milhões de dólares, sendo um dos projetos com mais sucesso no site.

A consola funciona com o sistema operativo Android, tem um processador Tegra quad-core, com 8 GB de capacidade de armazenamento e 1GB de memória RAM, e entre outras características, tem ligação HDMI.

Como é uma consola de código aberto qualquer programador pode fazer o seu jogo, a Ouya disponibiliza um Kit de desenvolvimento, e segundo algumas publicações em portais especializados em tecnologia, a Ouya poderá pagar aos programadores, que vejam um jogo por si desenvolvido ser comprado, cerca de 70% do que o utilizador paga por descarregar.

Até ao momento a Ouya disponibiliza cerca de 800 jogos, sendo que é possível experimentar todos eles sem qualquer custo. A consola tem um custo de aproximadamente 100 dólares.

Hugo Bernardino