Opinião.12 Jan 2011

Os testes são uma constante

Quando se desenvolve para a Internet todos os cuidados são poucos. É necessário prever o comportamento dos utilizadores, entender o funcionamento dos alojamentos, e precaver-nos contra potenciais "hackers". Contudo, e apesar de todos os cuidados, nem sempre as coisas correm da forma que idealizámos.

Quando surgem problemas é necessário fazer uma análise cuidada para perceber a origem destes. Se da parte dos servidores de alojamento, se do website. Se os problemas surgem pelo website temos que procurar a sua origem. Na base de dados, nos formulários, no back-office, etc...

Para ajudar a resolver estes problemas toda a ajuda é bem-vinda, inclusivé a do Cliente. Todos os detalhes das acções que possam ter provocado ou ajudado a provocar qualquer tipo de erro poderão ajudar a diagnosticar o problema. Caso o problema seja apenas detectado pelo Cliente é fundamental que este descreva em detalhe os passos que originaram esse mesmo problema. Quanto mais pormenores reunirmos, maiores são as probabilidade de reproduzirmos esse mesmo erro e consequentemente menos tempo levará a ser corrigido, com os benefícios óbvios para o Cliente.

No mundo da Internet ninguém está seguro. Os websites são cada vez mais alvos de ataques das mais diferentes formas como consequência da sua maior ou menor visibilidade. É por isso muito importante existir interacção entre as empresas que desenvolvem e alojam os websites, sobretudo na fase de testes, mas também após a implementação como medida preventiva.

Ricardo Lage