Opinião. 2 Nov 2010

Os desafios de uma Newsletter para um programador

Uma das peças mais importantes na comunicação das empresas é a Newsletter. Representam muitas vezes uma peça fundamental na divulgação de serviços, actividades e notícias. Enquanto utilizadores da Internet subscrevemos as Newsletters pelas mais diversas razões. A principal talvez seja mantermo-nos actualizados sem qualquer esforço extra.

No entanto, ocasionalmente, recebemos as Newsletters mal formatadas, com imagens demasiado grandes ou com dimensões descontextualizadas. Estes problemas surgem porque, como não existem regras definidas para a programação de Newsletters para email, cada sistema de correio electrónico interpreta o código HTML e CSS à sua própria maneira, ignorando muitos dos comandos utilizados.

É neste momento que se levantam os desafios para os programadores. Além de ser necessário um trabalho coordenado com os designers, é necessário conhecer as limitações dos diversos serviços de email (gmail, hotmail, outlook, thunderbird, entre outros) para que, no processo de criação das Newsletters, tudo seja tido em conta e se reduza ao mínimo os problemas que poderão surgir.

Em suma, quando a criação de uma Newsletter envolve programação, é necessário um trabalho extra para satisfazer as necessidades dos Clientes, implementar o resultado do processo criativo e garantir ao utilizador final um resultado satisfatório.

Ricardo Lage