Opinião. 7 Abr 2010

O mundo das aplicações móveis

IPhone, HTC e Blackberry são nomes cada vez mais comuns para o utilizador final. Além do dispositivo em si, existem inúmeras vantagens associadas a estes devido ao crescente número de aplicações disponíveis.

Uma aplicação é um programa que corre no aparelho móvel graças ao seu sistema operativo. Uma das principais vantagens deste tipo de plataformas é que permite colocar ao dispor do utilizador ferramentas que lhe proporcionem uma melhor gestão do seu tempo e do seu negócio.

Hoje em dia, muito graças ao crescimento exponencial da Internet, é possível encontrar tarifários vantajosos que se traduzirão, quando conjugados com software capaz, numa mais valia para o cliente. Imagine as vantagens associadas à gestão da sua empresa na palma da sua mão. Mais do que responder a e-mails, poder receber ou gerar relatórios, criar uma newsletter no comboio ou enquanto está preso no trânsito, tudo em tempo real.

Coloque-se numa situação em que se desloca a uma feira onde existem centenas de stands e milhares de visitantes. Agora imagine que lhe é disponibilizada uma aplicação que após instalação lhe permite ter um mapa na palma da sua mão com todas as indicações possíveis e imaginárias, nomes e direcções para ir até determinado stand, hora e resumo de eventos, tudo à distância de um clique!

Enquanto programador encaro estes exemplos como uma pequena amostra das potencialidades destes dispositivos e das aplicações para eles criadas, preparando-me no dia-a-dia para as necessidades dos clientes e da empresa.
Num mundo em constante evolução, onde se assiste todos os dias ao lançamento de novos produtos (como o iPad, por exemplo), penso ser importante abranger o maior leque de opções possíveis, sobretudo quando todas estão relacionadas com o mundo da Internet.

Assim sendo, ao se apostar na formação dos colaboradores consegue-se uma empresa com conhecimento, capaz de prestar um serviço cada vez melhor aos seus clientes.

Ricardo Lage