Opinião. 1 Dez 2009

O Futuro será mobile!

Num mundo em constante evolução não é de estranhar que todos os dias surjam novas ideias, novos conceitos e novos serviços.

Ter uma página na internet é hoje em dia tão importante como ter a porta da loja aberta. Mas é possível ir mais além. Com o aumento das funcionalidades dos telemóveis e com serviços e preços cada vez mais atractivos criam-se oportunidades de negócio.

Neste momento assiste-se a uma revolução no mundo móvel. Em pouco mais de um ano criaram-se serviços gratuitos de acesso à internet, como o acesso às redes sociais, criaram-se tarifários que permitem aceder ao mundo Web sem custos adicionais e a concorrência entre prestadores de serviços só faz antever mais tarifários e serviços vantajosos para o cliente.

Exemplo disso foi o anúncio efectuado no passado dia 28 de Novembro por Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom, sobre o investimento da PT nas redes móveis de quarta geração que tornarão as ligações à internet através do telemóvel até 20 vezes mais rápidas.

Ora, com o aumento do número de clientes no mundo da internet móvel, como se traduzirá isso em vantagens para uma empresa? Imagine esta situação:

Em viagem, um potencial cliente que precisa de um novo apartamento repara na placa da sua imobiliária. Imediatamente ele acede à internet através do seu telemóvel para saber o valor, ver fotografias e, possivelmente, marcar uma visita.

Este é apenas um exemplo do potencial da internet móvel.

Mas não chega copiar o site institucional da empresa. É preciso adaptá-lo ou mesmo fazer um novo, considerando algumas limitações da navegação por telemóvel. É necessário também perceber as necessidades do cliente, e quais os serviços que produzem resultados para a empresa. Em quatro passos, perceber o problema, encontrar a solução, estudar o mercado e partir para a criação do site.

Tendo em vista o futuro, a One Small Step dá mais um pequeno passo e apresenta o seu novo site mobile: mobile.onesmallstep.pt

Ricardo Lage