Opinião. 1 Abr 2010

O conteúdo faz a diferença

Um dos aspectos determinantes para o sucesso de um website é a qualidade dos seus conteúdos, nomeadamente dos seus textos.

Ao certo ninguém sabe qual o método pelo qual os motores de pesquisa classificam os websites. Sabemos que o SEO (Search Engine Optimization) é uma parte importante dessa equação, mas facilmente percebemos que há outros aspectos que podem influenciar de forma significativa a posição de um determinado website na pesquisa natural.

Os textos são um desses elementos que podem contribuir para obter um bom posicionamento nas pesquisas e assim melhorar o Page Rank da sua página.
Mas não se trata apenas de ganhar visibilidade, é necessário fidelizar os leitores e para tal é fundamental que o que se escreve seja relevante e se possível original.
Alguém que consegue passar para o seu website os seus valores, ambições e ideais está também a torná-lo "pessoal" e único.
Isto leva a que o leitor se identifique com o produto ou serviço e aprenda a respeitá-lo e a segui-lo.

É aconselhável que os textos do seu website sejam elaborados por um profissional que conheça as necessidades de SEO (Search Engine Optimization) e tenha em atenção as particularidades deste, mas que consiga também passar a sua mensagem de forma interessante, sucinta e objectiva.

Para que os textos do seu website funcionem de forma adequada deve ter em atenção o seguinte:
- Deve actualizá-los 2 a 3 vezes por mês.
- Evitar tanto quanto possível os erros ortográficos.
- Escrever parágrafos curtos, no máximo com 3 a 4 frases.
- Construir frases curtas, com pouco mais de dez palavras.
- Utilizar listas, seja com bullets ou com números.
- Dar especial atenção à relevância do conteúdo, o mesmo é dizer que o texto deve conter várias palavras relacionadas com as keywords que o leitor pesquisa.

A maioria dos leitores quando confrontados com um texto de fraca qualidade ou sem a informação que lhe interessa fecha a página e procura o que pretende noutro website. E assim poderá perder um potencial Cliente.

Jorge Mendes