Opinião.24 Mai 2012

Novos domínios a caminho

Como sabemos a Internet está sempre a mudar. Normalmente reparamos nas mudanças visuais, nas páginas que visitamos e nas novas que descobrimos. Um vídeo ou uma imagem. Recentemente houve uma alteração bem mais importante e com grande impacto na forma como navegamos e encontramos informação na web. Trata-se do modo como se podem registar domínios na rede.

Sucintamente, um domínio é o nome que irá identificar a nossa página na web, o nosso endereço, como por exemplo www.onesmallstep.pt

Com as alterações introduzidas, os sites de Internet já não vão precisar de utilizar sufixos como ".com", ".net" e ".org". De agora em diante, poderão introduzir nomes de empresas, designações genéricas como .passear, .compras, .brincar, entre outros. Claro que os preços não serão os mesmos dos domínios mais comuns, mas ainda assim, abrirá a possibilidade a todos os que desejem investir no seu próprio domínio como modo de diferenciação de uma marca. Canon, Deloitte e outras empresas já mostraram a sua intenção em adquirir o seu próprio domínio.

Em breve abriremos páginas como www.fotografia.canon ou www.computadores.apple

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Ricardo Lage