Long Shadow

Opinião.25 Jul 2013

Nova tendência - Long Shadow

O termo e conceito de "Flat Design" tem vindo a gerar alguma polémica nos meios de comunicação digitais, dedicados na sua maioria às novas tendências em aplicações web e suas interfaces. São muitos os designers que já se pronunciaram sobre o assunto, fazendo inúmeras comparações entre a abordagem "flat" (2D, sem ornamentos ou efeitos) e a inclusão do "skeuomorphism" (detalhe realista) no design digital. São também várias as discussões sobre o facto das novas tendências ditarem o que se deve ou não fazer, tornando qualquer solução mainstream igual a tantas outras sem qualquer critério e só porque está na moda. Pessoalmente acho que cada estilo tem o seu espaço, onde nenhum é mais importante que o outro. Acredito que o surgimento de novas abordagens enriquecem o trabalho do designer quando inseridas no contexto adequado, e que cada estilo ou a combinação de vários estilos podem oferecer uma melhor experiência ao utilizador, onde não é de todo imperativo uma só solução.

O aparecimento de novas tendências não é nenhuma novidade. Certos movimentos, caracterizados por ideias comuns, contribuíram para o desenvolvimento técnico e criativo da comunicação. As tendências vêm e vão, sempre foi assim, e desde que não sejam utilizadas em detrimento da usabilidade não acho que se tornem arriscadas.
Uma coisa é certa, vários designers não resistiram em utilizar o conceito de "Flat Design" nos seus mais recentes projetos e como podemos verificar já existem muitas aplicações com recurso a formas planas e geométricas sem efeitos, recorrendo à utilização de cores vivas e brilhantes, com foco na tipografia simples (alguns princípios do estilo).

As tendências costumam alternar entre o simples e o complexo, não querendo isso significar que um estilo evolui necessariamente para outro mas que coexistem como diferentes abordagens, e isso é evidente principalmente em web design onde os projetos têm normalmente um desgaste acelerado.
Essa mudança não tardou em chegar e ao que parece já se fala numa nova variação que utiliza alguns dos princípios do "Flat Design", o "Long Shadow" design (sombra longa).

Em que consiste o "Long Shadow"?
Esta recente abordagem adiciona a pequenos elementos (ícones e logótipos) sombras dramaticamente alongadas, conferindo-lhes alguma profundidade apesar da base ser essencialmente plana (ver imagem).

Quais as suas características?
As sombras são aplicadas em objetos "flat" com um ângulo de 45 graus (alguns a 120 graus), de preferência em direção ao canto inferior direito do objeto. A sombra estende-se depois muito para além do próprio objeto, cerca de 2 a 3 vezes mais.

Tal como no estilo "Flat Design", o "Long Shadow" deve ser utilizado se o projeto assim o exigir. Por exemplo, para um projeto web dedicado a crianças eventualmente o estilo "flat", mesmo com a aplicação de sombras, não será o mais indicado.
Uma nova tendência não torna todos os outros estilos insignificantes, pelo contrário, a possibilidade de adaptar o nosso próprio estilo a todos os outros, não esquecendo que a usabilidade nunca passa de moda, é e sempre será o mais importante.

Aqui fica um "Long Shadow Generator" online, desenvolvido por Juani Ruiz, para experimentar as diferentes possibilidades ajustando a sombra, a sua opacidade e a intensidade do seu desvanecimento.

Informações adicionais
Imagem - Logótipo Safari com várias abordagens: Skeuomorphism, Flat Design, Long Shadow (respetivamente)

Catarina Acúrcio