Opinião. 8 Jul 2016

Navegue com atenção

Uma página da Internet é composta por diversos elementos, entre eles, os estáticos, aqueles que são necessários que lá estejam, mas que parece que não "fazem nada". Os dinâmicos, que executam ações diretamente no browser do utilizador, e as ações que requerem comunicação com o servidor onde se encontra a página.

Ora, já todos ouvimos que navegar na Internet tem riscos, que há vírus, "spam", "scripts" maliciosos e muitas outras coisas com que temos que nos preocupar.

Podemos deixar de visitar determinadas páginas, usar um "browser" que permita definir níveis de segurança e que nos informe se determinada página é, ou não, segura.

Podemos instalar antivírus, anti-spam, e ferramentas que nos protejam.

No fim, a realidade é que não existe algo como "segurança a 100%". O que podemos e devemos fazer é maximizar os nossos cuidados, tais como garantir que o nosso software de proteção se encontra atualizado, que temos a certeza que queremos visitar certas páginas, mesmo quando nos recomendam que não o façamos, porque basta uma pequena distração, um clique no "link" errado, para dar início a um processo que se pode mostrar bastante penoso.

Ricardo Lage