Opinião.21 Nov 2013

Música Online

Depois do vinil, cassete, CD, leitor de MP3 surgem agora novas formas de ouvir música, o streaming de músicas online.

Existem já vários portais web que disponibilizam este tipo de serviços. A grande vantagem prende-se com o facto de ser possível aceder a uma vasta coleção de músicas disponíveis em qualquer local com acesso à internet, além de que não estamos limitados apenas às músicas/CDs que compramos.

A minha primeira experiência com este tipo de serviço foi com o Grooveshark. O Grooveshark oferece uma biblioteca musical bastante vasta, de forma gratuita, e com interface muito simples de utilizar. No entanto as músicas são disponibilizadas pelos próprios utilizadores, através de upload de MP3, o que dá origem a que surjam musicas duplicadas, mal identificadas e com qualidade de som bastante má.

Deixei de utilizar o Grooveshark após ter conhecido o Spotify. Ao contrário do Grooveshark, as músicas disponibilizadas são autorizadas pelos artistas e editoras, sendo por isso mais viáveis as pesquisas de músicas e a qualidade de som, embora tenha talvez uma menor oferta . O Spotify permite subscrever um serviço Premium, pago, que permite efetuar o download legal de musicas e ouvi-las offline num PC, tablet ou telemóvel.

Estas são apenas duas opções entre várias disponíveis na internet.

https://www.spotify.com/pt/

http://www.grooveshark.com/

Hugo Bernardino