Moleskine - Kit Digital

Opinião.12 Mai 2016

Moleskine - Kit Digital

O conceito não é inovador, já existem outras ferramentas que digitalizam texto escrito em papel, no entanto a marca de renome Moleskine resolveu aventurar-se, com um produto só seu, no mundo digital e apresentou recentemente o Smart Writing Set.

O Smart Writing Set é composto por um caderno, uma smartpen e uma app, que permitem digitalizar em tempo real aquilo que se rabisca em papel para dispositivos móveis. Com este kit, a marca conhecida pelos seus famosos notebooks, declara firmemente a sua participação no mundo digital, reinventando-se.

Este novo produto atinge o segmento da população que sucumbiu ao digital, porque obviamente possui várias vantagens, mas que ainda adora anotar as suas ideias em papel e utilizar os produtos da marca.

Em que é que consiste o
Smart Writing Set?
Como já foi referido, este kit apresenta três componentes. A caneta inteligente (Pen+) que surge de uma parceria com a Neo Smartpen, um caderno (Paper Tablet) e uma app gratuita para Android e iOS. O custo deste kit é de 229€ mas como de momento se encontra em pré-venda poderá aparecer um pouco mais barato.
O Paper Tablet funciona como notebook mas possui um design distinto, concebido propositadamente com terminações arredondadas para se parecer com um tablet. Contém 173 páginas utilizáveis, que fornecem a superfície perfeita para escrever e desenhar, no entanto quando rabiscar a última folha o valor unitário de um novo Paper Tablet é de 29.90€.
A Pen + é uma caneta de alumínio com uma câmara escondida que digitaliza tudo o que é apontado no Paper Tablet. Utiliza cartuchos de tinta normais o que torna mais fácil e mais barato o seu reabastecimento e possui ainda memória interna, ou seja, se a caneta não estiver conectada com a app enquanto escreve, ela armazena o seu conteúdo na memória (até 1.000 páginas) de forma a digitalizar tudo mais tarde.

Como funciona?

Assim que a caneta estiver carregada e que seja feito o download da aplicação é só seguir os passos sugeridos, de forma a sincronizar o seu dispositivo com a Pen +. De seguida é só começar a escrever no Paper Tablet. Todas as notas ficam gravadas na aplicação onde podem ser editadas, organizadas e partilhadas.
O notebook utiliza a tecnologia invisível "Ncode", incorporada em cada página, que permite à caneta reconhecer a sua localização no papel. A smartpen tem bateria para mais ou menos cinco horas de utilização intensiva e a sua conexão com a app é feita através de Bluetooth.
O Smart Writing Set reconhece inclusivamente quando se escreve em páginas diferentes, isto é, se a pessoa escrever numa página e de seguida mudar para outra, os conteúdos serão automaticamente guardados em ficheiros separados. Veja aqui o tutorial em vídeo com a explicação detalhada.

Segundo alguns testes por parte de publicações como "The Verge" e "Wired", o Smart Writing Set da Moleskine funciona bastante bem. A bateria da Pen + é duradoura, a transferência para o dispositivo é rápida e fiável. No entanto, demora um pouco a ligar automaticamente e a iniciar, o que às vezes impossibilita a captura das primeiras anotações. Existe também a questão do sistema confiar muitas das suas funcionalidades ao dispositivo móvel/app, incluindo a gravação de voz nas notas e memória para a digitalização, o que pode criar uma dependência maior daquela que na realidade devia existir.
Ainda assim, a pontuação é positiva. Pode não ser um equipamento para profissionais mas é certamente uma opção para os tempos de lazer e de diversão.

LINKS ÚTEIS

Moleskine - Smart Writing Set
Apresentação em vídeo - Smart Writing Set

Source (imagem) - moleskine.com

Catarina Acúrcio