Microsoft HoloLens

Opinião.15 Mai 2015

Microsoft HoloLens - uma aposta holográfica

No início do ano, na apresentação oficial do Windows 10, a Microsoft deu a conhecer o HoloLens - o primeiro computador holográfico que permite a incorporação de elementos virtuais 3D no ambiente físico.

Estes óculos não precisam estar ligados através de cabos, nem necessitam de conexão a um PC ou a outro dispositivo. Possuem CPU e GPU próprio e permitem o controlo de objetos holográficos, que se movem e transformam, de acordo com a interação do utilizador ou do ambiente físico em que estão inseridos.

Apesar de serem projetos algo diferentes, a Microsoft continua focada no desenvolvimento e progresso do HoloLens, ao contrário da Google que para já descontinuou o Google Glass.

Durante a conferência - Build 2015, realizada em São Francisco, a Microsoft demonstrou algumas das funcionalidades dos óculos.
Apesar de ainda pouco se saber sobre o projeto já é possível ler algumas críticas, inclusive dos dois primeiros portugueses que tiveram a oportunidade de testar esta tecnologia, e a maioria delas é bastante positiva. Boa qualidade de imagem, sem arrastamentos ou píxeis. Auscultadores integrados com som definido, bem como o realismo impressionante dos hologramas (fluidez e luminosidade).
A experiência relatada pela maioria é agradável mas obviamente que não é perfeita. Um dos pontos mais fracos está relacionado com o campo de visão limitado. Ainda assim, quem já experimentou não ficou indiferente à dupla realidade (digital e material).

Microsoft HoloLens corre no novo sistema operativo Windows 10 e para já a empresa está focada no desenvolvimento de apps com compatibilidade transversal a todos os dispositivos que utilizem este sistema operativo. Ou seja, os programadores que desenvolvem aplicações para o Windows 10 vão estar familiarizados com as ferramentas e benefícios do Windows Store.

Aqui ficam alguns vídeos que ilustram as potencialidades do HoloLens bem como alguns links úteis:

Microsoft's HoloLens Live Demonstration

Microsoft HoloLens demo onstage at BUILD 2015

Site oficial HoloLens

Canal do YouTube

Imagens (source) - microsoft.com

Catarina Acúrcio