Opinião. 8 Fev 2010

Marketing... custo ou investimento?

No mundo dos negócios há quem pense no Marketing como prejuízo, como apenas um custo.
Na minha opinião o Marketing é um investimento que, se bem pensado e bem aplicado, capitaliza ao longo do tempo.

O Marketing permite conhecer o mercado, os competidores, os potenciais Clientes e as suas necessidades; após este trabalho de análise o Marketing permite chegar aos Clientes-alvo, seja através da publicidade, seja através de contactos directos para apresentação de produtos e serviços; e no final, enquanto a Empresa celebra a conclusão de mais um negócio, o Marketing dá mais um passo ao assegurar a relação pós-venda com o Cliente, fundamental para recolher a sua opinião e a sua experiência. No final deste processo todos os contributos recolhidos ao longo das várias etapas são incorporados no estudo inicial permitindo refinar a estratégia da Empresa.
É verdade que o Marketing não gera um retorno directo, mas fornece dados e ferramentas essenciais ao sucesso do negócio ao mesmo tempo que fortalece as relações com os Clientes e aumenta a visibilidade da Empresa.

E não é necessário ser uma grande Empresa e ter um grande orçamento para fazer uma aposta eficaz no Marketing. Tal como referi num post anterior, a aposta da One Small Step no Marketing revelou-se acertada e o investimento feito continua a gerar retorno. A nossa estratégia teve até ao momento duas vertentes. A aposta na divulgação da Marca One Small Step, que permite aos nossos potenciais Clientes encontrarem os nossos serviços e apresentarem as suas necessidades, e o cuidado na relação com os nossos Clientes, assegurando uma resposta atempada aos contactos e solicitações recebidas sem que isso prejudique o desenvolvimento dos projectos em curso. Para 2010 a One Small Step decidiu apostar numa terceira vertente. A identificação de oportunidades de negócio, fruto de uma análise a mercados claramente definidos, e a definição de uma estratégia que permita uma conquista activa de Clientes.

O problema do Marketing é a dificuldade em medir o seu desempenho. Ao contrário de, por exemplo, uma equipa de vendas, onde é fácil definir objectivos quantitativos e mensuráveis, o Marketing não pode ser avaliado directamente. Mas se for bem pensado e bem executado o retorno gerado para a Empresa perdura no tempo e supera largamente o investimento realizado.

Fernando Pina