Opinião.20 Fev 2014

"Juntos vamos criar uma Internet melhor"

Celebrou-se no passado dia 11 de fevereiro o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day), este ano sobre o tema "Juntos vamos criar uma Internet melhor".

Esta iniciativa, impulsionada pela Comissão Europeia e pela Rede InSafe, pretende alertar alunos, professores, encarregados de educação e pais para o mundo virtual e para os seus perigos.

Com a Internet mudaram os nossos hábitos, o nosso mundo e o modo como nele interagimos, tendo particular relevo quando falamos das crianças e dos jovens que, tendo uma ferramenta tão importante que lhes permite, por exemplo, contactar amigos, familiares, expressar-se criativa e criticamente, tem também riscos como o Cyberbullying, predadores online, exposição a material impróprio, e muito mais.

Para minimizar estes riscos é necessária a atenção e envolvimento de todos quantos participam na educação das crianças e dos jovens, sensibilizando-os para os riscos e perigos que correm, criando hábitos seguros e seguindo regras na utilização da Internet. É portanto, necessário acompanhamento no uso da Internet, não como agente intimidativo, mas como monitores, indicando o caminho a seguir.

Ficam apenas algumas sugestões de como um adulto pode ajudar:

  • Colocar o computador numa área comum e de passagem frequente;
  • Definir quais os sites disponíveis e quanto tempo se pode passar neles;
  • A Internet não está apenas no computador pelo que os telemóveis ou tablets também merecem atenção;
  • Participar e apresentar alguns sites por onde as crianças podem navegar;

Podem descobrir mais sobre esta iniciativa em http://www.saferinternetday.org/ ou na página http://www.internetsegura.pt/.

Ricardo Lage