Opinião.17 Abr 2014

Internet para "todos"

A Internet é mais do que uma ferramenta, mais do que lazer, mais do que eu, tu ou nós. É tudo e não é nada. É o que fazemos dela e o que fazemos com ela. Percorreu um longo caminho até chegar ao estado que lhe conhecemos. Caminho esse que ainda hoje é percorrido, desbravado e, em muitos aspetos, inovado.

Ela será, no conjunto que a suporta e em si mesma, um dos maiores feitos alcançados pelo ser humano. Quebrou barreiras, aproximou e uniu pessoas, permitiu que a nossa pequena esfera, tal como a conhecíamos, ganhasse toda uma nova dimensão. Hoje, ainda não chega a todos nem a todo o lado, mas isso está prestes a mudar, ou pelo menos assim se espera.

Isto porque se tem assistido nos últimos tempos a movimentações por parte das maiores empresas tecnológicas do mundo no ramo dos UAV(unmanned aerial vehicles). Exemplos disso são a compra da Titan Aerospace por parte da Google ou a compra da Ascenta pelo Facebook. No caso da Google, esta compra é mais um passo no projeto Loon que pretende ligar pessoas em áreas remotas e áreas rurais à WWW. Ou seja, estas aquisições são um passo nos vários projetos das empresas tecnológicas para ligar quem ainda não tem acesso à Internet e assim, quem sabe, no futuro mais barreiras serão quebradas.

Links:

Ricardo Lage