Opinião. 3 Jun 2016

Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas, Internet of things (IoT), é um conceito de tecnologias monitorizadas que conseguem capturar informação e transmiti-la através de redes IP para softwares e/ou aplicações. O facto de dois objetos em formato digital comunicarem um com o outro e o modo como a informação é processada, faz com que exista o poder de mudar a forma como, onde e quem toma as decisões no mundo físico. As informações precisas, automatizadas e em tempo real são as principais características das tecnologias com a internet das coisas. Desta forma, este conceito de tecnologia torna-se bastante significativo tanto para empresas como para instituições, ou mesmo para o dia-a-dia de uma pessoa. As empresas e instituições conseguem manter um controlo inteligente de toda a sua estrutura, tomar decisões mais rápidas e melhorar a prestação de serviço tanto para clientes como para funcionários. Quanto ao quotidiano das pessoas pode melhorar o bem-estar, economizar tempo e dinheiro a longo prazo.

Um exemplo de uma tecnologia da internet das coisas é o kit Hue da Philips, baseia-se num kit de lâmpadas inteligentes que podem ser totalmente controladas através de uma aplicação móvel.
Ver vídeo

Como este conceito está a evoluir e as pessoas começaram a compreender melhor a tecnologia como uma ferramenta pessoal e profissional, a Internet das coisas será o futuro da tecnologia, permitindo que o dia-a-dia seja mais eficiente.

Célia Pereira