Opinião.17 Jun 2016

Instagram aposta em perfil para empresas

Continuando com uma estratégia de atrair cada vez mais marcas, o Instagram anunciou este mês o lançamento de perfis especializados para empresas que por enquanto apenas estão disponíveis na Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos.

Visualmente a página de uma empresa não será muito diferente do que é atualmente um perfil, mas terá novas funcionalidades, entre elas a existência de um botão de contacto logo visível para facilitar a comunicação entre a empresa e o cliente; a possibilidade de definir a categoria do negócio; a apresentação da geolocalização da empresa?

À semelhança do que acontece no Facebook as empresas terão acesso a informação mais detalhada sobre o perfil dos seguidores, assim como saberão quais as publicações com maior sucesso. A marca vai conseguir fazer uma análise mais detalhada da sua audiência e consequentemente otimizar os seus anúncios no Instagram.

Outra das novidades tem exatamente a ver com os anúncios. Passa a ser possível promover conteúdos colocando um botão "call to action" no post e escolhendo um target especifico ou seguindo a sugestão do Instagram. O post passará a ser um anúncio que alcançará mais utilizadores além dos seguidores da marca.

Esta é claramente uma aposta da rede social na captação de novas marcas, que espera com isso conseguir um aumento da publicidade na rede social.
O Instagram espera até ao final do ano disponibilizar os perfis para empresas em todo o mundo.

Vera Libânio