Opinião.13 Jul 2010

Importância das imagens em webdesign

As imagens são o suporte ideal para ilustrar as vantagens ou benefícios de um produto ou difundir a filosofia de uma Marca.
Estas despertam emoções mais facilmente que os textos e conseguem comunicar sentimentos e sensações de forma mais imediata . Podem ser usadas para informar mas também para provocar ou inspirar. Esta vertente emocional pode ser importante para o sucesso de alguns produtos.

O conteúdo ou a mensagem das imagens é também mais fácil de memorizar e perdura habitualmente mais tempo na memória que o dos slogans.
Quando seleccionamos imagens para os nossos produtos devemos dar destaque aos aspectos inovadores pois desta forma facilmente expomos as vantagens sobre os produtos concorrentes.

Por vezes mostrando o produto em funcionamento damos destaque a funcionalidades que de outra forma seria difícil colocar em evidência. Para isso devemos primeiro procurar entender as necessidades dos potenciais Clientes de modo a poder mostrar-lhes o que procuram.

As fotografias são uma excelente forma de traduzir conceitos que são geralmente difíceis de passar se a mensagem for exclusivamente escrita. Conceitos como exclusividade, tradição e prestígio são idealmente acompanhados por imagens que reflectem esse sentimento.

Deve também existir a preocupação em dar às fotografias um aspecto profissional e consistente. Este aspecto é determinante quando se trata de galerias com vários produtos. Nesta situação o fundo das mesmas deve ser limpo de modo a chamar a atenção apenas para o produto. Igualmente importante é a consistência entre as diferentes imagens da galeria, pois assim torna-se mais fácil analisar e comparar os produtos de uma determinada categoria.
Devemos por isso aproveitar o facto de as fotografias dos produtos poderem ser feitas num ambiente controlado (iluminação, fundos, planos, ângulos, etc...) para fazer com que os produtos fiquem favorecidos e despertem um desejo de posse.
Por outro lado outros produtos beneficiam do facto de os mostrarmos a ser utilizados, principalmente se enquadrados no ambiente para o qual foram desenvolvidos.

Comprar através da internet tem benefícios mas também algumas desvantagens, nomeadamente no que se refere a avaliar a dimensão e aspecto real dos produtos. Fotografias que estabeleçam comparação com objectos do nosso quotidiano ajudam a criar uma noção de escala, tal como fotografias de detalhe para mostrar texturas e materiais podem ajudar a perceber a qualidade dos acabamentos.

Apesar da internet ter melhorado substancialmente no que respeita à velocidade de acesso devemos manter a preocupação em produzir fotografias de qualidade mas que sejam tão leves quanto possível. Este aspecto é tão importante quanto maior for o número de fotografias a disponibilizar, como é o caso de galerias ou produtos divididos por categorias.
Nas lojas online devemos privilegiar mecanismos que promovam a interacção, permitindo fazer zoom e mostrar diferentes ângulos do mesmo produto.

A fotografia desempenha um papel crucial no sucesso dos seus produtos. Muitas das vezes a escolha das mesmas recai quase exclusivamente sobre o Designer. Achamos que a experiência do profissional da área deve influenciar esta escolha pois o conhecimento profundo do produto é fundamental para realçar o que tem de melhor e o que o destingue da concorrência.

Se tomarmos consciência destes aspectos estaremos a libertar as imagens de uma função meramente decorativa, atribuindo-lhes assim um papel decisivo no momento da escolha de um produto.

Jorge Mendes