Opinião.10 Nov 2011

html5 template

Há já algum tempo que se ouve falar da versão mais recente da linguagem de HTML, o HTML5. Com o intuito de simplificar a criação de páginas HTML e de reunir novas funcionalidades que evitam ter de recorrer a flash ou javascript em muitos casos, o HTML5 é uma linguagem de marcação que promete ser uma excelente reforma para o mundo da Web.

Segundo o próprio consórcio World Wide Web (W3C) , admite-se que o HTML 5 ainda contenha algumas arestas para limar daí que os especialistas da W3C prevejam que só dentro de 2 ou 3 anos é que a linguagem irá ter uma utilização superior relativamente às restantes versões. Apesar disso, muitos web developers já dão os primeiros passos na elaboração de projetos com esta nova linguagem, aproveitando as suas novas funcionalidades e vantagens.

Mas como corrigir os problemas de compatibilidade em browsers desactualizados? Levantando-se esta questão, muitos programadores evitam aderir ao HTML 5 neste momento, para que um suposto desenvolvimento de páginas web mais rápido e eficiente não se transforme numa carga de trabalhos adicional à conta de uma compatibilização para todos os browsers por parte do programador.

Contudo, graças a web developers (Paul Irish, Diviya Mania) interessados em promover o uso do HTML5, está disponível uma ferramenta que pode ajudar a contornar a situação: o HTML 5 Boiler Template. Criado à cerca de um ano este template que reúne HTML, Css e Javascript tem-se vindo a mostrar fiável e eficiente para programadores que pretendam aderir já ao HTML 5. Para além de oferecer compatibilidade para os principais browsers (IE 6 incluído através do Google IE6 Frame), este template permite também automaticamente adaptar as páginas HTML aos dispositivos móveis através de classes Css pré-definidas, tudo com as mais recentes marcações do HTML5.

Para quem ainda não começou a programar em HTML 5 por receio ou apenas for falta de interesse esta ferramenta impulsionará certamente o recurso à nova versão de HTML por parte dos programadores. O site do HTML 5 Boiler Template detalha todas as suas funcionalidades e apresenta as páginas do template necessárias para elaborar um novo projeto Web com as melhores e mais recentes práticas de programação.

Confira em www.html5boilerplate.com

Tony Oliveira