Green IT

Opinião.18 Abr 2013

Green IT

O conceito de Green IT está relacionado com a sustentabilidade ambiental dos equipamentos IT e a forma de tornar estes equipamentos mais eficientes, minimizando o seu impacto no ambiente.

O peso destes equipamentos quando comparados com equipamentos de climatização ou iluminação não é tão elevado, no entanto, com o passar dos anos, o peso destes equipamentos na fatura elétrica tem vindo a aumentar. Os constantes aumentos do preço da eletricidade fazem com que este tema seja cada vez mais uma preocupação nas empresas, não só por questões económicas mas também ambientais.

Segundo um estudo da Gartner, empresa de investigação na área de IT, o parque de computadores de uma empresa é responsável pelo consumo de 31% do total de energia elétrica de toda a infraestrutura de IT. Existem já no mercado várias empresas que anunciam soluções de software que permitem a redução destes consumos entre 40% a 60%.

Uma rápida pesquisa no Google permite encontrar vários tipos de soluções para tentar reduzir o consumo de energia dos equipamentos eletrónicos. Estas soluções por norma requerem algum investimento inicial, mas anunciam um retorno de investimento bastante rápido, e funcionam através de aplicações integradas no servidor de rede. Estas aplicações permitem medir o consumo de energia dos demais equipamentos ligados em rede, e definir um perfil para cada um destes, podendo por exemplo estabelecer processos automáticos para os desligar ou colocar em estado de baixo consumo.

No entanto e não obstante a qualidade e aplicabilidade destas aplicações, continua a existir uma solução mais prática e simples: desligar ou colocar em estados de baixo consumo os equipamentos sempre que a sua utilização não seja necessária.

Hugo Bernardino