Opinião.14 Jun 2013

Google Wallet

Hoje em dia sentimos cada vez mais a necessidade de fazer compras online, não só pela maior oferta de lojas na internet, mas também pela rapidez, comodidade e simplicidade envolvida no processo, pois através de um simples clique podemos fazer uma compra em qualquer parte do mundo e esperar a sua entrega em nossas casas.

Por força do crescimento das compras na internet, surgem também cada vez mais meios de pagamento online.

Se inicialmente estes meios de pagamento foram encarados com alguma desconfiança em relação à proteção dos dados dos consumidores, hoje em dia, sistemas como por exemplo a Paypal e o MBNet, são considerados extremamente seguros. São até considerados por muitos como sendo sistemas mais seguros do que a própria utilização normal dos cartões de débito/crédito. Estes sistemas de pagamento funcionam através de cartões virtuais associados à conta do consumidor, evitando assim fornecer os dados reais do seu cartão nas compras online.

Brevemente a Google irá também lançar um sistema de pagamento online, a Google Wallet. A Google Wallet tem a particularidade de ser possível enviar dinheiro "anexado" a um normal e-mail enviado via Gmail. Outra característica anunciada é a possibilidade de poder funcionar como meio de pagamento presencial feito em loja utilizando um cartão wireless, bastando para isso encostá-lo ao terminal de pagamento (que aceite esta tecnologia) de uma loja e autorizar o pagamento. Este é um sistema ainda numa fase de testes e restrito aos Estados Unidos, mais informações podem ser consultadas no site http://www.google.com/wallet/.

Hugo Bernardino