Google Now

Opinião.29 Mai 2015

Google Now - Pesquisas em contexto

"Now on Tap" é a mais recente funcionalidade, anunciada pela gigante tecnológica Google, a integrar o Google Now.

Google Now é o assistente pessoal inteligente desenvolvido pela Google que está presente na maioria dos dispositivos Android, integrado com a aplicação Google Search. O assistente reconhece ações habituais, como pesquisas, trajetos e marcações no calendário, de forma a apresentar informação mais relevante aos interesses e necessidades do utilizador.

Com esta nova funcionalidade, o software irá introduzir uma nova componente que possibilitará devolver respostas adaptadas ao contexto. Isto é, a aplicação irá ter em conta os processos ativos no smartphone ou tablet para perceber o contexto em que uma pergunta ou pesquisa está a ser feita, de modo a apresentar resultados relevantes.

Serve como exemplo a seguinte demonstração de engenheiro da Google: um utilizador está a ouvir Skrillex e pergunta ao Google Now "Qual é o nome dele?". A resposta da aplicação é "Sonny John Moore", o nome verdadeiro do artista. O software é capaz de perceber que "dele" é referente ao artista da música que está a ser tocada no dispositivo.

Outro exemplo: um utilizador recebe uma mensagem de e-mail de um amigo a perguntar se quer ir ao cinema. O utilizador ao carregar no botão "home" irá encontrar os horários de filmes nas salas de cinema mais próximas.

A capacidade do dispositivo perceber o contexto em cada momento da sua utilização irá proporcionar ao utilizador uma maior facilidade de encontrar o que pretende e de simplicar a interação com o smartphone ou tablet.

"Now on Tap" também estará disponível a developers que queiram integrar a funcionalidade com aplicações externas. Os detalhes ainda são escassos mas estão previstas mais novidades nos próximos meses.

Bruno Gouveia