Google Cardboard

Opinião. 3 Set 2015

Google Cardboard

O Cardboard é um projecto da Google, que visa disponibilizar uns óculos de realidade virtual, a partir de um telemóvel e ferramentas de software, que possibilitem a criação de experiências de realidade virtual, que possam colocar o utilizador noutra parte do mundo.

O utilizador coloca duas lentes em frente ao ecrã, e o software gera imagens separadas com perspectivas ligeiramente diferentes para cada olho, que o cérebro interpreta como sendo 3D. O giroscópio do telemóvel é utilizado para detetar o movimento da cabeça e as aplicações de realidade virtual redirecionam a imagem renderizada para a direção da visão do utilizador, permitindo-lhe assim olhar a toda à volta. Os óculos feitos de cartão contam também com um botão magnético que possibilita a interação com as aplicações, uma vez que não é possível tocar no ecrã enquanto o telemóvel está inserido dentro dos óculos, este botão funciona distorcendo o campo magnético à volta do dispositivo sendo esta distorção captada pela bússola do telemóvel, outra alternativa ao botão magnético são os ratos bluetooth.

Infelizmente os óculos feitos de cartão ainda não são vendidos em lojas físicas contudo podem ser encomendados online, no ebay, amazon ou em muitos outros sites. Caso gastar dinheiro não seja opção a Google disponibiliza a planta dos óculos para que qualquer pessoa a possa imprimir num pedaço de cartão em casa, sendo que o mais difícil será adquirir as lentes bifocais ou o botão magnético. Uma lista de sites onde são vendidos os óculos já construídos, assim como a planta e instruções para construir os óculos podem ser encontrados na página da google própria para o efeito.

Atualmente os óculos do projeto Cardboard já vão na sua segunda versão que conta com algumas diferenças relativamente à primeira versão, embora seja mais caro suporta dispositivos com um ecrã superior a 5.5".

Há alguns meses atrás a google introduziu vídeos de 360º no youtube e posteriormente vídeos de realidade virtual com suporte para os óculos da Cardboard, agora sempre que um vídeo de 360º graus começa a tocar no YouTube, a janela do vídeo irá mostrar o logótipo dos óculos à direita da barra de controlo do vídeo. Não é necessário fazer mais nada, a versão 10.21 do YouTube inclui todas as ferramentas necessárias, tocar no logótipo muda instantaneamente o vídeo para o modo estereoscópico.

O projeto Cardboard também já conta com uma aplicação própria da google que ajuda o utilizador a lançar as suas experiências de realidade virtual favoritas, descobrir novas aplicações de realidade virtual e configurar os óculos.

Página do projeto:
https://www.google.com/get/cardboard/

Lista de lojas onde se pode adquirir os óculos, e planta para os construir:
https://www.google.com/get/cardboard/get-cardboard/

Aplicação para android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.samples.apps.cardboarddemo

Para developers:
https://developers.google.com/cardboard/

Imagens (source) - google.com

Nuno Araújo