Opinião.27 Jun 2014

Google Apresenta Android TV

Foi anunciada pela Google na passada 4ª feira (25 de junho) a sua mais recente aposta na área de televisão: a Android TV, que deve chegar ao público no Outono deste ano. Não se trata de uma televisão mas sim de um software capaz de recriar o ambiente Android em televisores não tendo estes necessariamente de ser Smart TV's. Recorde-se que a gigante norte-americana já tinha apostado previamente neste tipo de produtos, caso da Google TV, Nexus Q e Chromecast (o de maior sucesso).

O sistema Android TV será instalado de origem em televisores de algumas marcas como é o caso da Sony e a Sharp, mas também há a possibilidade de correr o sistema através de uma set-top box vendida separadamente. O Android TV é compatível com o Chromecast e permite partilha de informação e conteúdos entre os dois sistemas.

Esta plataforma possibilita correr aplicações Android na sua televisão, conferindo-lhe funcionalidades de uma autêntica Smart TV caso não o seja nativamente. Poderá ver os seus filmes, programas, entreter-se com os jogos disponíveis para Android e aceder a contéudos online.

Graças à interoperabilidade de sistemas Android poderá comandar e navegar no seu televisor através de um smartwatch, smartphone ou tablet, recorrendo para isso a comandos de voz, texto ou toque.

A Google pretende assim mais uma vez apostar num produto capaz de concorrer com a Apple TV, investindo numa maior variedade de conteúdos e funcionalidades sobretudo ao nível dos jogos e pesquisas web.

Tony Oliveira