Opinião.15 Jun 2012

Google Adwords para Vídeo

Já anteriormente referi a crescente importância da comunicação na internet e a aposta, cada vez maior, por parte das marcas, em Publicidade Online.
Como resultado desse investimento e da evolução das preferências dos utilizadores da internet todos os dias surgem novas soluções de comunicação online.

A recente interligação entre o Google Adwords e o Youtube é um exemplo disso.
Imagine as suas campanhas Google Adwords com som e vídeo. Parece a combinação perfeita, não parece? Esta é agora uma realidade com o Google Adwords para vídeo.

O Youtube já há algum tempo que não é apenas utilizado para ver vídeos engraçados e videoclips, a sua utilização como motor de pesquisa para qualquer tipo de assunto tem também vindo a crescer.
São muitas as pessoas que preferem ver um vídeo, que esclarece de forma mais simples, emocional e interativa um assunto, do que ler uma grande quantidade de texto para obter a mesma informação.

Muitas são as marcas que já têm os seus próprios canais no Youtube e que apresentam anúncios através do ads.youtube.com.

Agora com a transição da criação e gestão das campanhas da plataforma do Youtube para o Adwords para Vídeo torna-se não só mais fácil e eficaz a promoção dos vídeos no Youtube mas também na Rede de Display da Google, proporcionando assim um maior alcance da campanha. Com o Google Adwords para vídeo as marcas passam a ter acesso não só ao Youtube mas a cerca de 80% do espaço de conteúdo de vídeo online.
Este funciona da mesma forma que o Google Adwords para pesquisa de texto e as marcas passam a gerir as suas campanhas de vídeo na mesma plataforma que gerem as campanhas de display e pesquisa, mas desta vez não se coloca em destaque texto no Google mas sim vídeos no Youtube.

Com o Google Adwords para Vídeo o anunciante só paga se o utilizador decidir realmente ver o anúncio (custo por visualização). Os anúncios de vídeo TrueView permitem aos utilizadores o controlo das mensagens dos anunciantes decidindo o que querem ver e quando querem ver.

Existem várias opções para a apresentação dos anúncios de vídeo TrueView:
Anúncios TrueView em sequência - podem ser vistos pelos utilizadores antes, durante ou no final da visualização de um vídeo, de qualquer duração, de um parceiro do Youtube. O anunciante paga apenas se o utilizador vir pelo menos 30 segundos do anúncio.

Anúncios TrueView em pesquisa - tendo em conta as palavras-chave utilizadas pelo utilizador na sua pesquisa os anúncios aparecem destacados no topo, acima dos resultados da pesquisa. O anunciante só paga se o utilizador clicar no anúncio para o visualizar.

Anúncios TrueView na lista - são reproduzidos antes dos vídeos, dos parceiros do Youtube, com mais de 10 minutos. São apresentados ao utilizador 3 vídeos de diferentes anunciantes e este escolhe aquele que pretende visualizar. Pode ainda optar por intervalos comerciais ao longo do vídeo. O anunciante paga apenas se o utilizador escolher visualizar o anúncio.

Anúncios TrueView em display - aparecem destacados enquanto o utilizador navega em conteúdo web relacionado na Rede de Display da Google, da qual o Youtube faz parte. O anunciante paga apenas se os utilizadores decidirem visualizar o anúncio.

A utilização do Google Adwords para Vídeo tem múltiplas vantagens, entre elas a facilidade da criação das campanhas através da ligação ao canal do Youtube; a melhor segmentação das campanhas (dados demográficos, palavras-chave, categorias de interesse, tópicos e posicionamentos); o acesso a estatísticas sobre o número de utilizadores que visualizaram o anúncio, se visitaram o website, se se mantiveram no canal da marca para ver outros vídeos, se subscreveram o canal da marca, etc.

As campanhas publicitárias online ganham assim uma nova vida e alcançam ainda mais sucesso.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Vera Libânio