Opinião.27 Fev 2015

Gmail Sponsored Promotions

Este novo género de publicidade surgiu quando o Gmail passou a apresentar os emails em separadores, dividindo os mesmos em categorias (Principal, Social, Promoções) e é já um tipo de campanha muito apreciada pelas marcas.

Os Gmail Sponsored Promotions aparecem sempre no topo do separador Promoções e o seu formato é idêntico ao de um email, com o nome do anunciante como remetente e o título do anúncio como assunto. Ao clicar, o destinatário vê um email com o conteúdo anunciado.

A existência de anúncios no Gmail já era, há muito, uma realidade através dos links patrocinados que apareciam na lateral direita. Com a reformulação da interface do Gmail e a reorganização dos emails em separadores os anúncios ganharam uma outra forma acabando por colmatar a necessidade de transição do desktop para o mobile, uma vez que em smartphones e tablets o Gmail não tem o espaço lateral para os links patrocinados.

Este género de publicidade funciona, em termos de configuração, da mesma forma que os antigos anúncios mas com opções de segmentação mais completas.
Os anúncios antigos apareciam devido à campanha de determinada marca ter o Gmail como canal escolhido para apresentar a sua publicidade de Adwords. Agora os anúncios aparecem porque existe uma campanha de Gmail Sponsored Promotions que é segmentada, não só pelas segmentações que o Adwords permite nos anúncio habituais, como idade, localização, palavras-chave, mas também por endereço de email, profissão, histórico de compras, etc.

Os Gmail Sponsored Promotions são mais vantajosos do que os antigos links patrocinados, o que antes era um simples texto que direcionava para uma landing page agora é um título, um teaser e um anúncio de página inteira, como se de uma newsletter se tratasse, com a vantagem de não ser necessário alugar ou comprar bases de dados e de não existir custo de envio.

Contudo é importante salientar que os Gmail Sponsored Promotions não devem substituir o email marketing. Uma newsletter é enviada a quem mostrou interesse pela mesma, subscrevendo-a, e tende a ter uma taxa de abertura maior. Os Gmail Sponsored Promotions podem ser ignorados pelo utilizador ou mesmo desabilitados.

Vera Libânio